Director: Lázaro Manhiça

O MINISTÉRIO da Saúde (MISAU) vai aumentar, com certa urgência, o número de camas nas unidades de internamento, para atender a crescente demanda de pacientes com Covid-19 na região Metropolitana de Maputo.

A medida surge em resposta ao risco iminente de esgotamento da capacidade de internamento, com o número de pacientes que procuram pelos centros de isolamento a ascender a 10 doentes por dia, de há uma semana a esta parte.

O director nacional de assistência médica no Ministério da Saúde, Ussene Isse, avança que o sector tem preparado 400 camas, 200 das quais serão alocadas, a breve trecho, nos hospitais Militar e Polana-Caniço.

Revelou que o centro de isolamento e trânsito do Hospital Central de Maputo e as unidades sanitárias do sector privado já atingiram, na plenitude, a sua capacidade de internamento, facto que exige a adopção de estratégias para travar a pandemia.

Isse alerta que se as medidas de prevenção que têm vindo a ser difundidas pelas autoridades sanitárias não forem cumpridas, não haverá recursos humanos, materiais, nem infra-estruturais para salvar vidas.

“Se as medidas já emanadas pelo Governo, tais como o uso da máscara, sobretudo em locais públicos, a restrição da circulação e mobilidade de pessoas, redução de aglomerados, distanciamento físico e a lavagem constante das mãos não forem observadas, posso garantir que não há recursos humanos, hospitais, camas suficientes para salvar as pessoas”, acrescentou.

O alerta, feito através da Rádio Moçambique (RM), acontece num dia em que as autoridades sanitárias notificaram mais quatro óbitos devido a Covid-19, 21 novos internamentos e 730 novos casos positivos da doença.

As vítimas são dois homens e igual número de mulheres, com idades compreendidas entre 39 e 72 anos, que evoluíram para óbito após o agravamento dosrespectivos estadosde saúde,durante o internamento.

O comunicado da Direcção Nacional de Saúde Pública indica que os pacientes infectados encontram-se em isolamento domiciliar, enquanto decorre o processo de rastreio e mapeamento dos seus principais contactos.

Por seu turno, aproporção de recuperados atingiuontem, 77por cento com o registo de 112curados de infecção prévia da Covid-19 nas províncias de Cabo Delgado, Zambézia, Maputo e cidade de Maputo.


CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction