Director: Lázaro Manhiça

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, orientou ontem os membros da Comissão Nacional de Eleições (CNE) para que na tomada de decisões tenham como guia o diálogo, consulta e a busca de consensos, privilegiando a tolerância, isenção, calma, serenidade, justiça e transparência em todos os actos e ainda que tenham alta capacidade de ponderação e gestão de emoções.

A recomendação foi feita ontem em Maputo durante a tomada de posse do novo Presidente da CNE, Carlos Matsinhe e dos respectivos vice-presidentes, Carlos Cauio e Fernando Mazanga.

Filipe Nyusi exortou ainda à nova direcção da CNE para proceder à actualização legislativa e profissionalização dos órgãos visando um exercício cabal da tarefa de administraçãoe gestão dos próximos actos eleitorais.

O Chefe do Estado disse que este órgão, que é responsável pela supervisão do recenseamento e dos actos eleitorais, deve, no exercício das suas funções, proceder ao levantamento dos dispositivos legais desajustados para o bom termo dos processos e influenciar aqueles que têm iniciativa de lei para a adopção de um código eleitoral.

Nyusi recomendou ainda para que os empossados procurem, efectivamente, profissionalizar e garantir a continuidade da memória institucional dos órgãos de administração eleitoral a todos os níveis, aprimorar a estratégia de comunicação para que os eleitores e o público em geral entendam a importância de eleger e de ser eleito.

“Conheçam os procedimentos anteriores e posteriores ao acto da votação, bem como os critérios para o apuramento dos resultados eleitorais. Comunicar com os parceiros de cooperação e outros intervenientes relevantes para que contribuam de forma não intrusiva para o bom andamento dos processos eleitorais”, afirmou.

Acrescentou que o presidente e os vice-presidentes, na qualidade de timoneiros, têm responsabilidade acrescida e exclusiva de coordenar e dirigir o órgão para o cumprimento integral da missão que lhes é incumbida, devendo garantiro exercícioescrupuloso, pacífico e com êxito do ciclo eleitoral, na base de tratamento e oportunidades iguais para todos.

“A vossa acção será determinante para proporcionar um ambiente são, harmonioso, de partilha de informação e de trabalho de equipa no desenvolvimento das actividades do órgão, bem como para promover a valorização de todas as sensibilidades políticas e as contribuições de todos os actores no processo em todo o funcionamento da administração e gestão eleitoral”, referiu.

Aoantigo elenco, chefiado pelo Sheik Abdul Carimo, presente no acto da tomada de posse da nova direcção, Filipe Nyusi disse que ao longo dos anos em que esteve a dirigir os destinos do órgão notou-se a persistência e o espírito de missão.

Disse que este reconhecimento público tem razão de ser porque ainda se conta com a experiência da antiga direcção da CNE e dela se espera uma contribuição valiosa com o seu saber onde se achar necessário.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction