Director: Lázaro Manhiça

INICIAM hoje, à escala nacional, as matrículas da 6ª, 8ª e 11ª classes para o ano lectivo 2021, num processo que deverá se prolongar até 12 de Março.

De referir que a partir deste ano as inscrições para 1ª a 9ª classes, Alfabetização e Educação de Adultos estão isentas de taxas.

Gina Guibunda, porta-voz do Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), explicou que as matrículas iniciam só agora, porque os alunos estavam a realizar os exames dos níveis anteriores.

Apelou aos alunos, pais e encarregados de educação para não deixarem tudo para a última hora, para evitarem enchentes nos estabelecimentos de ensino.

Referiu que o registo atempado das crianças vai ajudar os gestores escolares na planificação e preparação do arranque do ano lectivo que, desta vez, vai começar tarde, devido aos problemas provocados pela pandemia da Covid-19.

No entanto, as matrículas dos novos ingressos (da 1ª classe) terminam oficialmente hoje, mas há a indicação de que as escolas deverão continuar a matricular as crianças para garantir que nenhuma fique fora do sistema. Por isso, as autoridades do sector continuavam ontem a sensibilizar os pais e encarregados de educação para se dirigirem às escolas e matricular os menores.

Em relação aos alunos internos, a porta-voz referiu que o processo de regularização das matrículas está em curso, sendo que os alunos irão apenas confirmar os seus nomes, na véspera do arranque das aulas.

O número de alunos registados no Sistema Nacional de Educação este ano será conhecido em Março, depois do levantamento estatístico.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction