PHC

Director: Lázaro Manhiça

As autoridades de saúde decidiram prolongar o período da II fase da campanha de vacinação contra o novo coronavírus até ao dia 7 de Maio, assim como aumentaram os grupos a imunizar, com destaque para profissionais de comunicação social.

A informação foi avançada hoje (03) por Benigna Matsinhe, directora nacional adjunta de saúde pública do Ministério da Saúde, falando ao Notícias, no âmbito da conferência de imprensa semanal de actualização de dados sobre a evolução da Covid-19 no país e no mundo.

Segundo Matsinhe, a vacinação de jornalistas iniciou, hoje segunda-feira, em algumas províncias do país e prevê-se imunizar cerca de dois mil profissionais de comunicação social a nível nacional.

Esclareceu que o grupo de jornalistas já fazia parte da lista dos seleccionados para esta fase da vacinação com a Covishieldque deve ser tomada em duas doses. Contudo, foi-se dando prioridade aos mais vulneráveis.   

A II fase de vacinação que decorre desde o dia 19 de Abril deveria ter terminado no dia 1 de Maio e espera-se imunizar 216.771 pessoas entre as quais diabéticos com mais de 18 anos de idade que não foram imunizados na primeira fase, estudantes finalistas de cursos de saúde, pacientes cominsuficiência renal, cardíaca e respiratória crónica. Consta também, professores do ensino primário, pessoas vivendo em centros de acomodação com mais de 50 anos, reclusos e funcionários dos serviços penitenciários, assim como o pessoal da Polícia.

Entretanto, falando sobre a situação epidemiológica do país, Matsinhe disse que, de domingo para ontem, mais 16 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus, o que eleva para 70 mil o cumulativo de casos positivos.

No mesmo período, seis pacientes receberam a alta hospitalar e outras duas internaram devido a Covid-19, mantendo-se 38 pessoas a lutar pela vida no leito hospitalar. Destes, 25 são de sexo masculino e 13 de sexo feminino. Entre os doentes, 19 estão no estado clínico moderado, 15 no estado grave e quatro num quadro de saúde crítico.

Ainda de domingo para ontem, o país registou, segundo Matsinhe, mais 394 recuperados da infecção pelo novo coronavírus, subindo para 66.325 (96.2 por cento) o total de pessoas que se viram livre desta doença viral.

Nas últimas 24 horas o país não registou óbitos por Covid-19, mantendo-se o cumulativo de 815 mortes. Assim, o país conta com 1856 casos activos e 922 contactos de casos positivos.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction