PHC

Director: Lázaro Manhiça

O MINISTÉRIO da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) tem um défice de 25.800 mil salas de aulas para acomodar mais de 4.800 turmas que estudam ao relento em diferentes escolas do país.

Os dados foram avançados hoje pela ministra do sector, Carmelita Namashulua, durante a cerimónia de recepção de dois livros de conteúdos estatísticos sobre o censo de 2017, destinado aos alunos do ensino primário e secundário.

Na ocasião, Namashulua disse que o Governo continua a trabalhar visando mudar o actual cenário, em que muitas crianças estudam debaixo das árvores e sentadas no chão.

Os livros foram entregues ao (MINEDH) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), com o objectivo de induzir os alunos a aprender sobre a evolução da população moçambicana  através de textos e números.

A ministra referiu que é importante que os alunos aprendam sobre a importância do uso da estatística desde a tenra idade. 

“Estas duas brochuras vão alcançar os nossos alunos e induzí-los a ter o gosto pelos números. O conhecimento sobre estatística é importante igualmente para o aprimoramento dos  métodos e projeções para uma boa gestão do sector da educação”, sublinhou.  

Por outro lado, Mónica Magaua, presidente do (INE), explicou que uma das brochuras é destinada aos alunos do ensino primário, com o objectivo de mobilizá-los a aprender sobre a estatística através de textos e  números. 

“A segunda, em formato de banda desenhada, tem como finalidade incentivar os estudantes  do ensino secundário sobre a importância do uso de dados estatísticos no seu dia-a-dia”, disse.   

Acrescentou que com os livros as crianças e adolescestes vão poder acompanhar a evolução da população através dos dados do censo 2027 contidos nos manuais.  

Andrea Wojnar, representante do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA),  apontou que a disseminação dos dados do censo 2017 para as crianças e jovens é importante passo para garantir os compromissos de Moçambique quanto a educação sexual abrangente e é pertinente na integração do Plano Estratégico 2020-2029

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction