PHC

Director: Lázaro Manhiça

UMA menina de 14 anos de idade foi vítima de uma agressão brutal com catana nesta terça-feira, perpetrada pelo seu marido, de 40 anos de idade, no distrito de Mossurize, província de Manica.

A vítima, que se encontrava numa união prematura, é uma jovem beneficiária do programa “Eu Sou Capaz”, uma iniciativa que tem por objectivo o empoderamento e retenção da rapariga na escola.

 A agressão surgiu quando a menina decidiu ir voltar à escola contrariando as ordens do seu marido.

“Motivada pelas oportunidades que surgem para as raparigas manterem-se na escola e longe das uniões prematuras, bem como dos casamentos forçados, a jovem não acatou a ordem do marido”, explica um comunicado da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego.

O marido desferiu golpes de catana para de seguida por-se em fuga. Neste momento, decorrem esforços conduzidos pelas entidades competentes no sentido de neutralizar o suposto agressor.

 A menina teve tratamento na unidade hospitalar do distrito de Mossurize e já foi transferida para cuidados intensivos ao nível da cidade de Chimoio, capital provincial.

 Entretanto, a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego compromete-se a assistir a rapariga em coordenação com as autoridades locais, acionando o mecanismo de salvaguardas ambientais e sociais.

 O Programa Eu Sou Capaz abrangeu mais de 28 mil raparigas este ano na província de Manica, e o plano é atingir 600 mil raparigas em sete províncias do país até ao fim do ano 2024.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction