Director: Lázaro Manhiça

UM elevado número de barracas e bancas à beira da estrada foi destruído na noite de nos mercados do Goto e do Maquinino, na cidade da Beira, na sequência de uma acção conjunta entre as polícias da República de Moçambique (PRM) e Municipal (PM) e a Inspecção Nacional dasActividades Económicas (INAE).

De acordo com o comandante da PRM em Sofala, Joaquim Sive, a destruição deveu-se ao facto de os estabelecimentos estarem a funcionarprecisamente nas bermas da estrada e ao longo dos passeios,o que resulta em congestionamentos e aglomerações,não recomendáveis devido às medidas preventivas da Covid-19.

Sive recordou que houve informação prévia para que as pessoas abandonassem aqueles locais mas foi ignorada.

Por sua vez, o chefe das Operações da PM, Manuel Gimo, começou por dizer que a equipa da vereação já está a fazerolevantamento para encaminhá-los a um lugar mais seguro,tal como já está a acontecer nos outros mercados.

Gimo recordou igualmente que houve um trabalho nos dois mercados para que os vendedores voltassem a ocupar as suas bancas no interior.

Por seu turno, a delegada da INAE em Sofala, Arminda Macuamule, disse que o exercício das actividades económicas deve ser realizado num ambiente que não coloca em risco a saúde pública e se observem as medidas de prevenção contra a Covid-19.

 

Vendedeiras contestam

ENTRETANTO, algumas vendedeiras ouvidas pela nossa Reportagem contestaram a decisão dadestruição das suas barracas e bancas.

Ana Agostinho, por exemplo, afirmou que ficou surpresa ao ver a sua banca destruída.

"Conseguimos alimentar os nossos filhos e mandá-los para a escola através deste negócio. Onde havemos de ir para continuarmos com as nossas actividades?", questionou.

Para Joana Fernando, devia haver um comunicado,o que não aconteceu. Contou que algumas delas contraíram dívidas nos bancos para avançar com o negócio. Disse ainda que no interior do mercado não existe espaço para a sua actividade.

Entretanto, durante o dia de ontem a PM retirou igualmente algumas bancas nos passeios nos bairros do Maquinino e Chaimite.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction