Director: Lázaro Manhiça

CERCA de cento quarenta mil famílias passaram a consumir energia eléctrica da rede nacional produzida na Hidroeléctrica de Cahora Bassa e de sistemas fotovoltaicos como impacto directo da iniciativa Presidencial Energia para Todos, inserida naEstratégia Nacional de Energia lançada em Setembro de 2018.

O facto foi anunciado ontem pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, na cerimónia de inauguração do sistema fotovoltaico na sede do posto administrativo de Matchedje, distrito de Sanga, no Niassa, num custo de 134 milhões de meticais dos cofres do Estado.

Segundo o Chefe do Estado, o acesso à energiaeléctrica pela população tem vindo a crescer nos últimos tempos, aconselhandoos beneficiários a usarem-nacomo instrumento de combate àpobreza, com impacto significativo na economia.

A parceria com o sector privado na materialização da iniciativa, acrescentou, visa incrementar o acesso universal da energia até 2030, como preconiza a estratégia nacional do sector, que conta com o suporte financeiro de vários parceiros, com destaque para os reinos da Noruega e Suécia, União Europeia e Banco Mundial.

“Estamos em Matchedje para prestar o nosso tributo, pois foi aqui onde se realizou o segundo Congresso da Frelimo,que delineou estratégias para enfrentar o inimigo e para a conquista da independência nacional”, disse o PR

Salientou que a implantação de sistemas de energia eléctrica fotovoltaica vai continuar a ser prioridade do Governo, anotando que,para além de ser de qualidade e fiabilidade, tem um custo de manutenção relativamente baixo comparativamente aos gastos com os mesmos trabalhos nas infra-estruturas da rede nacional.

O posto administrativo de Matondovela, uma região recôndita do distrito de Mecula,será o próximo a terenergia eléctrica geradade um sistema fotovoltaico, segundo foi avançado na ocasião.

O Fundo Nacional de Energia (FUNAE) colocou candeeiros de iluminação pública em Matchedje, oque poderá contribuirna melhoria da segurança e tranquilidade pública.

Também financiou a construção de um sistema de abastecimento de água que vai aliviaros residentes,que tinham de percorrer longas distâncias para aceder a este recurso.

A expectativa é que a implantação de energia em Matchedje possa atrair investimentos em áreas como turismo, agro-negócio e indústria.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction