O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, garante que vai manter a mesma postura de abertura para que o diálogo prevaleça em prol da restauração da paz efectiva no país e para que os homens residuais da Renamo sejam ressocializados através da sua Desmilitarização, Desmobilização e Reintegração (DDR).

Falando ontem num encontro com líderes religiosos na capital, Filipe Nyusi apelou à Renamo para manter a mesma disponibilidade e criar condições internas para que se efective o DDR.

Aos religiosos, o Chefe do Estado exortou para que continuem a fazer o seu papel visando a moralização e educação da sociedade moçambicana, de modo a que esta entenda que a união é o único caminho para o bem-estar social.

Nyusi disse ainda que os líderes religiosos devem levar para as suas comunidades a mensagem de que, independentemente das adversidades, a paz será uma realidade no país e as igrejas devem dar o seu contributo, aconselhando e orando.

Sobre as diferenças de pensamento entre as igrejas, o Presidente da República disse que a única coisa que se dever valorizar é a união e o respeito, tendo em conta que cada congregação religiosa tem a sua maneira de rezar.

“O mais importante é a prevalência do respeito entre as crenças religiosas, mas nenhuma igreja deve se considerar superior a outra, fazendo com os seus seguidores privilegiem o respeito mútuo”, disse Filipe Nyusi.

Num outro contexto, o Chefe do Estado apelou aos líderes religiosos a sensibilizarem os jovens para não se deixarem levar por estranhas promessas de emprego, em que posteriormente são levados para se insurgir contra seus irmãos em Cabo Delgado.

Nyusi disse que, apesar da tentativa de se associar estes ataques à religião islâmica, fica claro que isso não passa de uma falsidade para desviar a atenção do Governo e semear intrigas.

“Não conheço nenhuma religião que incentiva a morte e a Comunidade Muçulmana deu exemplo de humanismo ao intervir no movimento de solidariedade às vítimas dos ciclones Idai e Kenneth, que assolaram as regiões Centro e Norte do país”, acrescentou.

Ainda ontem, o Presidente da República reuniu-se com os jovens da cidade de Maputo, onde a tónica dominante do seu discurso foi a manutenção da paz.

Na visita à cidade de Maputo, que hoje termina, Filipe Nyusi vai escalar sucessivamente os distritos municipais KaMaxakeni, KaMpfumu, KaMavota, KaMubukwana e Nhlamankulu, onde tem agendados encontros com os governos locais, comícios populares, visitas a empreendimentos de interesses económico e social, bem como interagir com diferentes segmentos da sociedade.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction