O PRESIDENTE da República apelou aos membros da Renamo baseados nos centros urbanos a não criarem bloqueios à implementação do processo de desmobilização, desmilitarização e reintegração dos seus colegas que continuam nas matas, impedindo que estes sejam reintegrados na sociedade, a fim de trabalharem para melhorar as suas condições de vida.

Neste sentido, segundo Filipe Nyusi, os membros da Renamo instalados nas grandes cidades devem facilitar e acelerar os processos para que os homens armados e acantonados nas matas sejam desmilitarizados, desmobilizados e reintegrados.

Falando ontem num comício popular, no bairro de Bagamoyo, no último dia da sua visita de trabalho à cidade de Maputo, o Chefe do Estado afirmou que tal como estão bem nas cidades, os quadros da Renamo devem permitir que outros também possam viver melhor.

“Ninguém deve ser obrigado a permanecer nas matas. Se quiserem, podem ficar lá, mas para produzir café e outras culturas possíveis na Serra da Gorongosa”, disse o Presidente da República, reiterando a inteira disponibilidade para o diálogo e conclusão do desarmamento, desmobilização e reintegração.

Filipe Nyusi disse esperar que a Renamo mantenha as suas posições de abertura e disponibilidade para este processo e que as listas que se comprometeu a elaborar e fornecer ao Governo para integração sejam de “pessoas reais”, para que o assunto não volte a ser discutido.

Indicou que o Governo pretende implementar um processo de DDR que traga dignidade aos homens armados da Renamo, para que estes possam dar o seu contributo ao desenvolvimento do país, por via do trabalho.

Sobre a visita à cidade de Maputo, Nyusi disse que o objectivo era avaliar o grau do cumprimento do Programa Quinquenal do Governo, cuja actuação está direccionada para os pilares da paz e unidade nacional; defesa da soberania; desenvolvimento do capital humano; agricultura; infra-estruturas; energia e turismo que, segundo disse, registaram evolução no mandato prestes a findar.

No domínio da paz e unidade nacional, o Chefe do Estado indicou tratar-se de uma realidade que se vai efectivar nos próximos dias, com a assinatura de um acordo de cessação definitiva das hostilidades com a Renamo, para permitir a implementação do desarmamento, desmobilização e reintegração dos seus homens residuais.

No sector da Agricultura, Filipe Nyusi referiu que os níveis têm sido satisfatórios, destacando que a cidade de Maputo, tal como o país em geral, regista um incremento nos resultados da produção e da produtividade, facto que foi observado durante a feira que antecedeu o comício popular, na qual estavam expostos produtos da cintura verde da capital do país, como hortícolas, leguminosas, cereais, entre outros.

Alcides Tamele

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction