OS portos moçambicanos poderão manusear, até ao final do ano corrente, mais de 50 milhões de toneladas de carga diversa, superando deste modo a meta estabelecida.

Segundo o Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, a evolução da carga manuseada deve-se, entre outros aspectos, à aquisição de carruagens e locomotivas para o reforço da capacidade do transporte ferroviário de passageiros e carga; conclusão da linha férrea Cuamba-Lichinga; do porto multiuso e da linha férrea de Nacala; melhoria da capacidade da linha férrea de Ressano Garcia; aquisição de meios de fiscalização marítima; e a reforma legal e operacional para a revitalização da cabotagem marítima.

O governante, que falava sexta-feira, na cidade da Beira, província de Sofala, durante o encerramento do XXXVII Conselho Coordenador do Ministério dos Transportes e Comunicações, reconheceu, entretanto, que o sector ferro-portuário nacional necessita de melhorar a sua eficiência e competitividade, apostando no aumento da capacidade do manuseamento portuário e aumento de equipamento rolante, como locomotivas, vagões e carruagens.

“A reforma legal em curso deverá prosseguir,sendo urgente a aprovação da Lei Portuária em elaboração.

Na Marinha, a aposta deve ser na consolidação da cabotagem marítima, um modo de transporte estratégico para a circulação de mercadorias internas, dado o potencial da costa moçambicana”, disse.

De referir que durante o evento, que juntou quadros seniores do ministérios, os participantes realçaram o facto de o sector dos Transportes e Comunicaçõester cumprido, até Maio último, em cerca de 80%a implementação do Programa Quinquenal do Governo (2015 – 2019), realçando estarem em curso esforços para superar as metas definidas para o período.

Em comunicado de imprensa emitido no final do encontro, os quadros do Ministério realçam que, por exemplo, no ramo do transporte aéreo e gestão de infra-estruturas aéreas, durante o quinquénio foram atingidos ganhos significativos, como o aumento de passageiros, em resultado da liberalização do espaço aéreo nacional, retirada do país da lista negra da União Europeia, reforma legal e institucional, bem como a ampliação e modernização das infra-estruturas aeroportuárias, entre outras melhorias.

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