A capital moçambicana, Maputo, acolhe a partir de hoje até sexta-feira, a XII cimeira Estados Unidos de América-África. Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, no âmbito deste encontro Moçambique e Estados Unidos da América vão assinar um acordo de protecção de investimento.

“Neste XII Fórum de negócios EUA-África, Moçambique vai assinar um memorando de entendimento para a dinamização de negócios Moçambique-EUA. Portanto, é nossa expectativa, no quadro de fazer mais negócios, que esta conferência possa funcionar como uma bola de neve que vai fazer rolar mais investimentos, disse.

Entretanto, Florizelle Liser, Presidente do Corporate Council in África,  entidade que lida com as questões de comércio entre África e Estados Unidos,  referiu que a cimeira deverá alargar as áreas de cooperação, para além do petróleo e gás.  

O presidente da Confederação das Associações Económicas, Agostinho Vuma, disse esperar que a Cimeira Estados Unidos-África fortaleça a presença do sector privado no marcado norte-americano, fragilizada por vários factores, com destaque para a falta de certificação.

(RM)

Melhora participação de empresários moçambicanos no mercado americano

O governo dos Estados Unidos da América quer melhorar a participação do empresariado moçambicano na captação das oportunidades que o mercado norte-americano oferece aos países africanos.

 A pretensão foi expressa em entrevista à Rádio Moçambique pelo adido económico da Embaixada dos Estados Unidos da América, Damon Dubord, inserida nos preparativos da décima segunda Cimeira Estados Unidos/África, que se realiza hoje em Maputo.

Dubord sublinha haver um plano de acção, a arrancar em Julho próximo, visando capacitar os empresários moçambicanos sobre como, por exemplo, podem usar e beneficiar da plataforma económica AGOA.

Como aceder às oportunidades que o mercado americano oferece aos países africanos, será um dos temas centrais da décima segunda Cimeira Estados Unidos/África, evento que arranca amanhã, na capital moçambicana.

 

A cimeira será dirigida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, e vai contar com a participação de vários Chefes de Estado africanos, incluindo uma delegação de empresários americanos chefiada pela Secretária de Estado adjunta, Karen Kelly, e subsecretário de Estado, Gilbert Kaplan.

 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction