Director: Júlio Manjate

MOÇAMBIQUE qualificou-se, ontem, para os quartos-de-final do Afrobasket Dakar-2019, depois de vencer a formação de Cabo Verde, por 60-51, e alcançar a liderança do Grupo “D”.

A Selecção Nacional fez aquilo que lhe competia nesta primeira fase. Venceu as duas selecções de gabarito que integravam o seu grupo, nomeadamente o Quénia e Cabo Verde.

Ainda assim, ontem, no jogo com as Cabo-Verdianas, o combinado nacional experimentou algumas dificuldades, sobretudo no quarto e último período, em que perdeu por 22-11, chegando a pôr em causa a vitória, após ter estado a vencer por 20 pontos de diferença. 

A grande luta demonstrada pelas cabo-verdianas valorizou a vitória do conjunto nacional, que, apesar das dificuldades, anotou uma melhor exibição quando comparada ao embate com o Quénia.

Houve melhorias significativas na finalização, quer da linha dos lançamentos livres, quer dos triplos. A triplista Anabela Cossa esteve afinada, anotando algumas “bombas” da linha dos 6,25 metros em momentos capitais do jogo.

As basquetebolistas nacionais entraram no primeiro período a comandar as operações, tendo saído a vencer por uma vantagem de sete pontos (10-3), o que lhe dava confiança para os 10 minutos seguintes.

Contudo, foram as cabo-verdianas que estiveram na mó de cima, nesse tal segundo período em que marcaram 18 pontos, contra 17 da formação nacional. Ainda bem que esse mau período não afectou as comandadas do espanhol Julian Martínez. A reacção foi de uma candidata ao título. Voltou a meter ordem no jogo e atingiu a melhor marca, 22-8, saindo a vencer no terceiro período por “confortáveis” 49-29, uma vantagem de 20 pontos, conforme já foi referido, que acabou sendo preciosa para no final serem as nacionais a celebrarem a passagem aos quartos-de-final, onde terão pela frente, amanhã, o vencedor do jogo dos “play-off” entre a Costa do Marfim e Camarões.

Cabo Verde e Quénia, segundo e terceiro classificados, respectivamente do Grupo “D”, vão também disputar, hoje, os “play-off”.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction