Imprimir
Categoria: Economia
Visualizações: 979

Moçambique está representado no V Fórum Global de Negócios em África, que decorre hoje e amanhã em Dubai, Emirados Árabes Unidos, tendo como mote facilitar o estabelecimento e desenvolvimento de parcerias económicas entre África e o Médio Oriente.

A delegação moçambicana é chefiada pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, em representação do Presidente da República, Filipe Nyusi, e integra os vice-ministros dos Recursos Minerais e Energia, Augusto Sousa Fernando, e da Indústria e Comércio, Júlio Pio, além de quadros de diversas instituições do Estado, incluindo a Agência de Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX).

Em declarações a jornalistas que integram a comitiva moçambicana, Augusto Fernando destacou a importância da participação de Moçambique no evento, afirmando que o objectivo principal é promover o país perante o empresariado dos Emirados Árabes Unidos e de outras nações africanas presentes na reunião.

“Moçambique vai mostrar as suas potencialidades nas áreas da agricultura, turismo, infra-estruturas e energia, e vai também aproveitar a ocasião para se inteirar do grau de preparação da Expo 20/20, a realizar-se em Dubai, sabido que o país terá aqui um pavilhão. Vamos, naturalmente, apresentar as grandes vantagens de investir em Mocambique”, explicou, referindo-se às potencialidades do país na área do gás e outros hidrocarbonetos.

“Vamos cooperar e competir para o bem do país”, sublinhou Augusto Fernando.

Do que é a agenda oficial do Primeiro-Ministro nos EAU, consta um encontro com o Sheik Mohammad Bin Rashid Al Maktoum, Vice-Presidente e Primeiro-Ministro dos Emirados Árabes Unidos e Emir de Dubai e também com o Sultan Ahamed Bin Sulayem, executivo da DP World, gestora do Porto de Maputo.

Carlos Agostinho do Rosário deverá ainda reunir-se com Majid Al Ghueair, Presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Dubai, e participar de uma mesa-redonda com empresários locais.

O fórum realiza-se de dois em dois anos, sob os auspícios da Câmara da Indústria e Comércio de Dubai. A presente edição acontece sob o signo “a importância do desenvolvimento sustentável como motor e catalisador do progresso económico e social de África – as principais tendências que impulsionam a próxima fase do crescimento do continente, empreendedorismo, tecnologia e inovação.”

A V edição do Fórum Global de Negócios conta com a participação de líderes governamentais e empresariais africanos e dos EAU, na perspectiva de explorar os caminhos da cooperação económica entre as partes e facilitar os fluxos bilaterais de comércio e investimento.

Hamad Buamim, presidente e director executivo da Câmara de Comércio de Dubai, explica que o fórum é uma oportunidade singular para a exploração de oportunidades de investimento no continente africano e criação de novas parcerias orientadas para benefícios mútuos.

Salomão Muiambo, em Dubai