Imprimir
Categoria: Destaque
Visualizações: 3755

Iniciam hoje os exames de admissão às cinco instituições de Ensino Superior resultantes da separação da Universidade Pedagógica (UP), nomeadamente as universidades de Maputo (UniMaputo), Licungo (UniLicungo), Rovuma (UniRovuma), Púnguè (UniPúnguè) e Save (UniSave).

Os exames de admissão decorrem até sábado, e para o presente ano foram inscritos 48.197 candidatos, que concorrem para 13.231 vagas nas cinco universidades.

No entanto, devido à tolerância de ponto alusiva à cerimónia de tomada de posse do Presidente da República, que decorre amanhã, os exames inicialmente marcados para esta data serão realizados no sábado, 18 de Janeiro, nos mesmos horários e locais previamente estabelecidos.

Quanto à distribuição de vagas, a UniMaputo dispõe de 2845 vagas, disputadas por 15.548 candidatos; a UniLicungo oferece 3936 vagas, concorridas por 10.952 candidatos, na UniRovuma 9685 candidatos concorrem a 2970 vagas, pelo menos 4.699 inscritos serão examinados para admissão a 1170 vagas da UniPúnguè, enquanto na UniSave 7312 candidatos concorrem para 2295 vagas.

Nesta edição dos exames de admissão, além das ferramentas clássicas de consulta de informação (estado da inscrição, salas, horário, resultados), os candidatos dispõem de um novo aplicativo designado UPKWIKLITE.

Esta ferramenta permite o fluxo de informação de forma rápida e simplificada, bastando para o efeito conhecer o código de candidatura para ter acesso aos dados solicitados.