Director: Júlio Manjate

Os cinco distritos a norte de Cabo Delgado vão continuar privados de energia eléctrica por mais tempo devido à dificuldades de reposição da linha sobre o rio Messalo, derrubada a 11 de Janeiro, pela força das águas. 

No terreno, a equipa da Electricidade de Moçambique (EDM) está com dificuldades para estabilizar os pórticos de suporte alternativos, uma vez que o rio tende a inundar mais áreas. A travessia da linha no rio Messalo era assegurada por duas torres. A torre sul tombou em Fevereiro de 2018 e a norte foi arrastada pela corrente da água, na noite de 11 de Janeiro.

A expectativa inicial era de o trabalho ser concluindo hoje, permitindo que os 15.200 clientes de Muidumbe, Nangade, Mueda, Mocímboa da Praia e Palma voltassem a ter energia, mas tal não vai acontecer dadas às circunstâncias prevalecentes.

A linha danificada pelo transbordo do rio parte da Subestação de Macomia para a de Ouasse, a partir de onde são alimentados os cinco distritos.

Face à situação, Feliciano Massingue, director-geral de Transmissão na EDM, disse ao “Notícias” que a solução é a montagem de uma linha ao longo da estrada que liga Macomia e Muidumbe, ao invés de continuar a insistir em seguir o traçado inicial.

Explicou que já existe uma linha que parte da Subestação de Ouasse em direcção ao sul da província, carecendo de extensão até interligar-se com a que sai da Subestação de Macomia, agora interrompida na travessia do rio.  

Entretanto, a montagem da linha ao longo da estrada, com travessia do rio Messalo em três pontes, poderá levar pelo menos 30 dias, de acordo com Feliciano Massingue.

Esta é a segunda vez que há uma queda de torre de transporte de energia nesta zona, em resultado do transbordo do rio Messalo. A primeira foi em 2018, privando os cinco distritos de corrente eléctrica durante cinco dias.

O incidente ocorre numa altura em que a EDM estava à espera do fim das chuvas para reconstruir a linha na zona do rio, o que passa por uma nova configuração do traçado e implantação de torres com fundações especiais.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction