Director: Lazaro Manhiça

Pub

A construção da Central Solar de Metoro, a primeira unidade de geração de electricidade no norte do país, arranca este semestre, encontrando-se actualmente na fase de aprovação dos contratos.

A informação foi avançada ao “Notícias” por fontes da Electricidade de Moçambique (EDM), proprietária do empreendimento juntamente com a empresa Neoen, uma multinacional sediada em Paris, capital francesa.

A central de Metoro, parte norte de Cabo Delgado, será construída pela EFACEC, empresa com capitais angolanos sediada em Portugal.

Metoro será a segunda unidade de geração de electricidade em grande escala a partir da incidência de raios solares sobre um campo de painéis do país, após a entrada em funcionamento, ano passado, da central de Mocuba, na província central da Zambézia. A central vai gerar 41 mega watts (MW).

A construção do empreendimento, inserido numa área de cerca de 138 hectares, vai durar entre sete e oito meses, prevendo-se que avance para a fase de operação nos princípios do próximo ano.

A efectivar-se, a Zona Norte do país passará a dispor de uma fonte de energia eléctrica, saindo da dependência em relação ao Centro. Até ao momento as províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa são alimentadas através de uma linha que sai de Tete. Qualquer perturbação na infra-estrutura as três províncias ficam desprovidas de electricidade, tal como se verificou em 2015 na sequência da queda de torres em Mocuba devido ao transbordo do rio Licungo.

Fora a simples massificação das fontes energéticas, a Central Solar de Metoro nasce numa altura em que o Governo procura intensificar a disponibilidade de energia eléctrica, tendo em conta a meta de universalizar o acesso até 2030, no seguimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Desconhecem-se ainda os montantes envolvidos no negócio de Metoro, mas sabe-se que a central de Mocuba, com quase mesma dimensão, custou cerca de 76 milhões de dólares norte-americanos mobilizados pelas partes, nomeadamente a EDM, Scatec Solar e o Norfund da Noruega.

 

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction