Director: Lázaro Manhiça

O Presidente da República anunciou para Março próximo o início das obras de reconstrução da ponte sobre o rio Montepuez, destruída há cerca de um mês na sequência das chuvas, isolando nove distritos da província de Cabo Delgado.

Enquanto isso, deverá estar operacional ao longo desta semana a via alternativa em construção no local para permitir a circulação de veículos de até 10 toneladas.

No último fim-de-semana Filipe Nyusi esteve em Cabo Delgado para tomar pulso dos danos causados pelas chuvas intensas que fustigam a região norte do país desde Dezembro último, tendo na circunstância visitado a ponte desabada na localidade de Nivico

Segundo informação prestada ao Chefe do Estado, a construção desta via alternativa já está em fase de conclusão, acreditando-se que dentro de poucos dias as viaturas possam voltar a cruzar o rio de uma margem para outra.

Graças ao trabalho já realizado os peões já podem atravessar o rio, dispensando-se o uso de embarcações que até então vinham sendo o único meio de travessia.

Falando aos presentes na ocasião, Nyusi disse que o objectivo da sua visita era inteirar-se dos trabalhos de emergência em curso visando a reposição da transitabilidade e manifestar a sua solidariedade com a população de Cabo Delgado, que ficou prejudicada com o corte daquela rodovia devido à queda da ponte.

O colapso da ponte sobre o rio Montepuez originou uma alta do custo de vida nos distritos isolados, devido à carência de produtos da primeira necessidade. Para aliviar a situação o Governo Provincial solicitou apoio das multinacionais que operam na área de hidrocarbonetos, que alocaram duas embarcações para o transporte de mercadorias para abastecimento do mercado em bens essenciais.

Filipe Nyusi visitou outros locais severamente afectadas pelas chuvas, tendo sobrevoado a bacia do rio Messalo, na localidade de Miangaleua, onde registou-se mais um corte na mesma rodovia. Ainda nesta localidade, as chuvas provocaram inundações em áreas agrícolas, afectando muitos camponeses, que perderam culturas.

Ainda na bacia do rio Messalo as chuvas provocaram a queda de uma torre da linha de transporte de energia eléctrica em alta tensão, deixando os distritos de Muidumbe, Mueda, Nangade, Palma e Mocímboa da Praia às escuras, situação que entretanto foi ultrapassada há dias.

Tratou-se da primeira visita de Filipe Nyusi desde que tomou posse para o seu segundo mandato como Chefe do Estado. Integraram a delegação do Presidente o Ministro das Obras Públicas e Recursos Hídricos, João Osvaldo Machatine, e o comandante-geral da Polícia da República de Moçambique, Bernardino Rafael.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction