Director: Júlio Manjate

A urna contendo os restos mortais do Herói Nacional, Marcelino dos Santos, foi depositada esta tarde na cripta dos Heróis Moçambicanos, na capital do país, Maputo.

A cerimónia teve seu início no Salão Nobre do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, onde dignitários nacionais e estrangeiros, membros do corpo diplomático e familiares  procederam ao último adeus.

No local foi apresentado o elogio fúnebre pelo Presidente da República e lidas várias mensagens da família do malogrado, grupos sociais da Frelimo, entre outros membros da sociedade.

Após a cerimónia, o cortejo fúnebre retirou-se do edifício do Conselho Municipal, tendo percorrido as avenidas Olof Palm, Eduardo Mondlane, Guerra Popular, Acordos de Lusaka e por fim desaguou na Praça dos Heróis Moçambicanos, onde o Chefe do Estado e várias personalidades aguardavam pelas últimas cerimónias fúnebres.

Já na Praça dos Heróis Moçambicanos, o Chefe do Estado recebeu e entregou a Bandeira Nacional e as insígnias militares à família, foram disparadas 19 salvas de canhão e rendida a última continência pelo Comando das Unidades Cerimoniais das Forças Armadas de Moçambique.

Seguidamente, a urna foi depositada no jazigo existente no interior da cripta e encerrado com uma placa de mármore com as inscrições  de “Herói Nacional, Marcelino dos Santos (1929-2020).

Recorde-se que Marcelino dos Santos foi declarado Herói Nacional no dia 24 de Julho de 2015.

Cortejo fúnebre dirige-se à Praça dos Heróis Moçambicanos

O cortejo fúnebre que acompanha a urna contendo os restos mortais do Herói Nacional, Major-General Marcelino dos Santos, dirige-se à Praça dos Heróis, onde será depositada na cripta. Marcelino dos Santos, de 90 anos de idade, faleceu no dia 11 deste mês, vítima de doença, tendo o Governo, reunido em sessão extraordinária, decidido pela realização do funeral de Estado, para hoje.

Na Praça dos Heróis, a urna será recebida pelo Presidente da República e por titulares dos órgãos de soberania, Ministro dos Combatentes, Secretária de Estado da Cidade de Maputo e pelo presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo.

No local, será feita a apresentação de armas pela Guarda de Honra das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), executado o toque de silêncio pelos corneteiros e o Hino Nacional pela Banda Militar, em simultâneo com o disparo de 19 salvas de canhão, seguido da colocação da urna no respectivo jazigo.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction