Director: Júlio Manjate

Sessenta e quatro imigrantes etíopes morreram asfixiados dentro de um contentor que estava a ser transportado de Malawi para o distrito de Moatize, província de Tete, centro da República de Moçambique.

O camião com a matrícula moçambicana ABR 548 MC, que transportava 78 imigrantes, por sinal ilegais, foi interceptado pela Polícia da República de Moçambique por volta das 2.00 horas desta terça-feira no posto policial da báscula de Mussacana.

O motorista que responde pelo nome de Silva Nhone, ao ser abordado, disse que estava a transportar mercadoria, resposta que não convenceu as autoridades policiais, que pediu a abertura do contentor, e o resultado foi uma tragédia: dos 78 imigrantes que viajavam no contentor fechado, 64 morreram asfixiados e apenas 14 sobreviveram.

O condutor foi detido de imediatamente, apesar de tentar mostrar-se surpreso com o número de pessoas que transportava no contentor. “A troco de trinta mil meticais fui solicitado para transportar 25 pessoas para Moatize”, disse o motorista, que teria sido abordado por um guia de imigrantes ilegais, contratado no Malawi por uma pessoa ainda por ser apurada. 

Neste momento, equipas da Polícia, Serviço Nacional de Investigação Criminal, Migração e Saúde procedem à triagem dos corpos e posteriormente deverão movimentá-los para a cidade de Tete, dada a falta de capacidade na morgue de Moatize.

(Notícia em actualização)

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction