kids

Director: Júlio Manjate

O ABASTECIMENTO do mercado nacional com produtos importados da vizinha África do Sul pode ficar afectado nos próximos dias em consequência da interdição do movimento entre os dois países, através da fronteira de Ressano Garcia.

Oporta-voz das Alfândegas de Moçambique, Fernando Tinga, disse ao “Notícias” que a interdição do movimento resulta das medidas tomadas há dias pelo Governo sul-africano para conter a propagação do coronavírus.

Segundo apurámos, a interdição não abrange os importadores que até à data da entrada em vigor do estado de emergência na África do Sul já tinham feito reservas ou pago as respectivas mercadorias afornecedores daquele país.

Sobre este assunto, o presidente da Associação dos Importadores, Sudecar Novela, entende que a decisão das autoridades sul-africanas vai afectar em grande medidao fornecimento de produtos frescos aos principais mercados nacionais, com destaque para o “grossista”do Zimpeto, por concentrar maior número de vendedores.

Novela explicou que são poucos os moçambicanos que fazem reservas de mercadorias na África do Sul por alegadamente não existir, no país, um mecanismo que facilite a transferência de dinheiro dos importadores nacionais para os fornecedores sul-africanos, pelo que a opção tem sido viajar com numerário.

O presidente da Associação dos Importadores disse ainda que se perspectiva, no curto prazo, uma redução considerável no fluxo do comércio que passa pela fronteira de Ressano Garcia.

“Recebemos um documento das Alfândegas de Moçambique, mas que não estáclaro, porque não se sabe quem é destinatário. Ontem,duas senhoras das nossas associações viajaram para África do Sul e vamos ver se este modelo funciona ou não”, disse

Acrescenta ainda que, com as novas medidas, em que os importadores não poderão ultrapassar a fronteira de Ressano Garcia, são obrigados a trabalhar com base na confiança, entregando o valor aos motoristas.

Recorde-seque as medidas anunciadas pelo Governo sul-africano incluem“roadblocks”em toda parte. Para chegar ao destino, o importador terá de passar por um obstáculo com a sua respectiva licença em formato digital.

Avolta dos importadores a Moçambique passará por outro obstáculo, onde precisará fornecer o comprovativo do que comprou e onde.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction