Director: Júlio Manjate

MOÇAMBIQUE tem, a cada ano, mais mulheres a revelarem-se nas mais variadas áreas de desenvolvimento, como resultado do investimento que o Governo e a sociedade têm feito na educação da rapariga, na elevação das suas qualificações profissionais e criação de oportunidadesde acesso ao mercado de emprego.

A convicção é do Presidente da República, Filipe Nyusi, que na sua mensagem, ontem, por ocasião do 7 de Abril, destaca a contribuição da mulher na promoção dos direitos humanos, melhoria do acesso à educação, emprego, produção de riqueza e gestão responsável dos recursos.

Filipe Nyusi refere ainda que, nas variadas facetas da sua luta pela emancipação e pela igualdade, a mulher continua firme na busca do bem-estar dos moçambicanos, desempenhando um papel fundamental na formação das novas gerações, na promoção dos valores morais da paz e da justiça social

Entretanto, segundo o Chefe do Estado, mesmo com os avanços conquistados ao longo dos anos, ainda existe um longo caminho para que a mulher se sinta protegida e capaz de contribuir nos esforços colectivos para o desenvolvimento do país.

“Por isso, na nossa governação, continuamos a priorizar acções conducentes à elevação do estatuto da mulher, como a questão da justiça social, através de estratégias e programas implementados pelas instituições públicas, privadas e sociedade em geral”, destaca a mensagem do Presidente da República, realçando que “queremos com estas intervenções combater sem tréguas a violência doméstica e promover, de forma enérgica, os seus direitos”.

O Chefe do Estado recordou que a celebração acontece num momento em que o mundo está a bater-se com o novo coronavírus, uma pandemia que pode pôr em causa a sobrevivência da humanidade a longo prazo.

Explicou que o Governo adoptou medidas de prevenção de modo reduzir o impacto desta pandemia na saúde das pessoas, na economia nacional e no bem-estar social,e apelou à maior união, deixando de polemizar as medidas em curso e agindo com perseverança para que esta doença não abale o país.

“À mulher, fonte da vida, recai mais uma vez a tarefa de contribuir na disseminação de mensagens em torno das medidas de higiene e segurança na família. É uma missão e tarefa de todos, mas para amulher, mãe, gestora do lar, educadora e cuidadora da família, as responsabilidades são acrescidas”, vincou.

O Presidente endereçou ainda uma mensagem especial às profissionais de saúde e demais mulheres que se têm desdobrado em intervenções preventivas e de cuidados para que as pessoas continuem saudáveis e seguras.

Refira-se que as celebrações do Dia da Mulher Moçambicana acontecem este ano sob o lema “Eu sou a geração igualdade”.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction