Director: Lázaro Manhiça

PELO menos 16 mineradores ilegais morreram segunda-feira à noite, no povoado de Nadjedje, distrito de Rapale, em Nampula, ao ser arrastados pela corrente das águas do rio Meluli, após chuvas torrenciaisregistadas na região.

Sete corpos foram encontrados na manhã de ontem e nove na terça-feira por uma equipa de resgate constituída por técnicos do Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP), Serviço de Investigação Criminal (SERNIC) e autoridades locais.

Adelto Cumbana, inspector provincial dos Recursos Minerais e Energia, esclareceu que o incidente ocorreu numa altura em que os garimpeiros, que haviam instalado acampamentos no leito do rio, seco devido à falta de chuvas, se encontravam a dormir.

Outros ainda, segundo a fonte, encontravam-se nas margens do rio a exercer a actividade, uma vez que trabalhavam em escalas.

“Acreditamos que os garimpeiros foram surpreendidos pela corrente das águas que atingiu o local com muita intensidade, tendo arrastado as pessoas que se encontravam a dormir e outras em plena actividade. A água encheu e galgou o leito do rio, razão pela qual as pessoas não resistiram. As tendas em que dormiam foram arrastadas pelas águas”, referiu.

Não afastou a possibilidade de serem encontrados mais corpos, uma vez que os mineradores ilegais tinham instalado no local uma espécie de aldeia com mais de 50 garimpeiros.

A mineração ilegal do ouro no rio Meluli, tal como indicou Cumbana, foi descoberta há duas semanas, e percebendo-se da situação, a Direcção Provincial dos Recursos Minerais de Nampula despachou uma equipa para destruir os acampamentos, mas os garimpeiros se movimentaram para um outro ponto.

O povoado de Nadjedje é um dos que tem atraído, nos últimos tempos, muitos mineradores ilegais,na sua maioria jovens,que se dedicam à exploração do ouroe outros minérios. Estes são oriundos de vários pontos da província de Nampula, sobretudo dos distritos de Mogovolas, Moma, Angoche, Liupo, Murrupula e Mogincual.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction