Director: Lázaro Manhiça

OS ataques armados na província de Cabo Delgado já obrigaram a fuga de 74.149 alunos, em três anos de conflito, tendo sido assassinados seis professores, disse ontem a Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua.

A ministra referiu-se ao impacto da violência armada na educação, em sessão de respostas e perguntas na Assembleia da República (AR).

Os números apresentados por Namashulua fazem parte do total de 500 mil deslocados devido à violência terrorista, segundo o Governo, estimando-se que cerca de metade sejam menores de 18 anos.

“A acção dos terroristas está a provocar pressão sobre as infra-estruturas e serviços de educação”, afirmou.

A governante avançou que 1.125 professores também foram obrigados a abandonar as áreas onde leccionavam nos distritos afectados pela violência em Cabo Delgado.

A situação resultou igualmente na destruição total de 45 escolas e de quatro sedes dos serviços distritais de educação nesta província.

Explicou que os serviços de educação das zonas de acolhimento dos deslocados de guerra foram orientados para a integração dos alunos que fugiram das acções terroristas.

Namashulua também falou dos efeitos dos ataques armados da auto-proclamada Junta Militar da Renamo nas províncias de Manica e Sofala.

Segundo a governante, a acção da dissidência armada da Renamo provocou o deslocamento de 3.086 alunos e 131 professores na província de Manica. Entretanto, não mencionou o impacto dessa violência em Sofala.

Dos alunos obrigados a fugir da violência em Manica, 600 estão abrigados em centros de acolhimento e os restantes vivem em casas de familiares.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction