Director: Júlio Manjate

A FEDERAÇÃO Moçambicana de Futebol (FMF) junta-se hoje aos esforços dos moçambicanos deprevenção e combate ao novo coronavírus, que no país já contaminou oficialmente pelo menos dez pessoas.

Para tal,este órgão entrega um donativo composto por dez mil pares de luvas e 150 litros de gel desinfectante à Ordem dos Médicos de Moçambique (OrMM). Uma nota da FMF enviada ao “Notícias” refere que o acto terá lugar na sede da federação, na presença do respectivo presidente, Feizal Sidat;do bastonário da OrMM, Gilberto Manhiça, entre outros personalidades ligadas aos dois sectores.

ISAU monta tendas para casos de febre e tosse

O MINISTÉRIO da Saúde (MISAU) projecta montar quatro mil tendas em todo o país para o atendimento de casos de febre e tosse nas comunidades.

Pretende-se com a iniciativa assegurar adetecção desinais e sintomas da doença nas comunidades. A inform

ação foi partilhada sábado, no programa “Linha Directa” da Rádio Moçambique (RM), pelo director nacional de Assistência Médica do MISAU, Ussene Isse. Nestes locais, segundo referiu, serão instalados os chamados cantinhosda tosse e da febre. Isse disse que oobjectivo da iniciativa é evitar, por exemplo, que o indivíduo com tosse e febre possa misturar-secom pacientes que sofrem de outras doenças.

O dirigente afirmou que será implantadasde forma gradual nas cerca de mil e setecentas unidades sanitárias existentes no país, atendendo àlogística necessária. (RM)

Comments

O Aeroporto Internacional de Maputo conta com um novo equipamento de rastreio de saúde, no âmbito da prevenção do coronavírus.

Trata-se de um equipamento moderno, com características mais avançadas em relação ao tradicionalmente usado (o do formato de pistola) e tido como de maior segurança para os técnicos de saúde responsáveis pelo rastreio.

Os aparelhos fazem a leitura da temperatura das pessoas e incluem uma câmara térmica e um computador com o respectivo monitor.

Comments

UM sismo de magnitude 4.8 na escala de Ritcher ocorreu ontem, à 01h:18min:13s, no Canal de Moçambique, a 60 quilómetros a sudeste da cidade de Pemba, província de Cabo Delgado, na latitude 13.137S e longitude 41.036E, com epicentro a uma profundidade de 10 quilómetros.

O sismo não foi sentido no continente e, segundo as autoridades, não foram reportados danos humanos ou materiais.

O Instituto Nacional de Minas (INAMI), entidade responsável pela monitoria da actividade sísmica em Moçambique, afirmou, em comunicado de imprensa, estar em permanente contacto com as autoridades administrativas da província de Cabo Delgado para mais detalhes.

Líderes comunitários na prevenção da Covid-19

O Governo da província de Manica vai envolver, nos próximos dias, líderes comunitários, religiosos e outras figuras influentes na divulgação de mensagens sobre a prevenção do novo coronavírus nas comunidades, cuja magnitude levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar esta doença pandemia global.

A iniciativa visa dar a conhecer informação sobre o perigo da doençaà população residente em zonas muito distantes.

Comments

O INSTITUTO Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a ocorrência de ventos fortes com rajadas fortes até 60 quilómetros por hora, que poderão criar agitação no mar e gerar ondas com altura até 3,5 metros no sul do país.

Espera-se que o fenómeno tenha efeitos principalmente nos distritos costeiros das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane até ao final da tarde de hoje.

Uma nota do INAM enviada ontem ao “Notícias” refere que, face à ocorrência deste fenómeno, as coberturas de casas poderão ficar soltas e objectos poderão ser arrastados, e há possibilidade de arrastamento de pequenas embarcações e redução da visibilidade no mar.

O documento refere ainda que as grandes áreas de risco estão a cinquenta milhas da costa, entre paralelos 21 – 27 graus sul.

UEM entrega unidade de tratamento de água

UMA unidade de tratamento de águas residuais, construída na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Infulene, é entregue hoje pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), que desenvolveu a infra-estrutura.

Trata-se de uma unidade com 0,3 metros de borda livre no topo da superfície e um meio filtrante constituído por três camadas com uma altura de 0,70 metros, com capacidade para receber e tratar semanalmente uma descarga de 12 metros cúbicos de lamas fecais de tanques sépticos, correspondente a equivalente populacional de 1.715 a 5.714 habitantes.

A infra-estrutura, designada Wetlands de Fluxo Vertical (WFV), é parte de tecnologias de tratamento de esgotos de baixo custo de implantação, manutenção e operação, sistemas descentralizados adequados a diferentes realidades regionais, especialmente em países de baixa renda. O projecto foi desenvolvido pela UEM e contou com a parceria do Conselho Municipal de Maputo.

Comments

A MINISTRA dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, manteve um encontro na sexta-feira com o corpo diplomático acreditado em Moçambique, via videoconferência, para reflectir sobre o estágio da Covid-19 no país.

Um comunicado recebido na Redacção do “Notícias” refere que, na ocasião, a governante informou os diplomatas sobre as medidas adoptadas pelo Governo para conter a propagação da doença.

Ainda de acordo com o documento, o corpo diplomático garantiu estar a trabalhar para identificar a melhor forma de prestar apoio ao país. No encontro foi também debatida a situação política e económica do país.

Hospitais cancelam consultas externas

OS hospitais do país cancelam, a partir de hoje, todas as consultas externas enquanto vigorarem as medidas de prevenção contra a Covid-19.

De acordo com a directora nacional adjunta para a área de Assistência Médica, Elénia Amado, citada pelo semanário “domingo”, trata-se de consultas de estomatologia, otorrinolaringologia, oftalmologia e outras que colocam os doentes em situação de de risco de contaminação, dado o aglomerado que tem caracterizado o ambiente das mesmas.

A fonte explicou que apenas situações de emergência medica serão atendidas. 

Comments

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction