Director: Lázaro Manhiça

SOB o lema “Maximizar as oportunidades da RM no contexto empresarial do Estado” a Rádio Moçambique realiza nos dias 22 e 23 deste mês o seu XXV Conselho Consultivo, na cidade de Maputo, para fazer o balanço do ano 2020 e traçar as linhas de acção para o ano 2021.

Uma nota desta estação emissora, a que o “Notícias” teve acesso, indica que o evento também vai apreciar e debater as recomendações do XXIV Conselho Consultivo e os relatórios dos emissores provinciais.

O documento refere ainda que a cerimónia de abertura deste evento será dirigida pela Secretária do Estado da cidade de Maputo.   

ARPAC avalia planos e projectos de pesquisa

O INSTITUTO de Investigação Sócio-Cultural (ARPAC) está reunido desde ontem reunido, na cidade de Maputo, para, entre outras questões, avaliar a suaexecução orçamental, e assuntos relacionados com os planos e projectos de pesquisada instituição.

Trata-se do XIX Conselho geral do ARPAC, presidido pelo respectivo director-geral, Silva Dunduro, na presença dos chefes de departamento centrale delegados provinciais.

Com a duração de quatro dias, a reunião também vai apreciar as actividades realizadas pelo ARPAC para o cumprimento do Programa Quinquenal do Governo (2020-2024).

UNICEF vai construir cinco escolas em Sofala

O FUNDOdas Nações Unidas para Infância (UNICEF) em Moçambique, está a seleccionar empreiteiros para a reabilitação de cinco escolas no distrito de Nhamatanda, província de Solafa, afectadas pelo ciclone IDAI que se abateu sobre a região centro do país em Março de 2019, com incidência em Sofala e Manica.

Um anuncio desta organização das Nações Unidas, publicado no “Notícias”, indica que os trabalhos a serem executados incluem a restauração dosblocos administrativos e o saneamento de escolas.

Comments

O PRESIDENTE da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirige desde as 9 horas, no distrito de Matutuíne, em Maputo, a cerimónia de celebração dos 60 anos da criação do Parque Nacional da Gorongosa, da Reserva Nacional de Marromeu, ambos na Província de Sofala, e da Reserva Especial de Maputo, indica um comunicado enviado ontem à nossa Redacção pelo Gabinete de Imprensa da Presidência da República.

De acordo com a mesma nota, a celebração dos 60 anos da criação das três áreas de conservação e da biodiversidade, a ter lugar na Reserva Especial de Maputo, é um momento de exaltação dos feitos do povo moçambicano no uso sustentável dos recursos naturais e de reconhecimento do papel que estes desempenham no desenvolvimento da economia nacional, na redução da pobreza e na consolidação da paz e democracia.

PR nomeia reitores e vice-reitores de universidades públicas

O PRESIDENTE da República, Filipe Jacinto Nyusi, nomeou Leda Florinda Hugo para o cargo de reitora da Universidade Lúrioe Bettencourt Preto Sebastião Capece para reitor da Universidade Zambeze, segundo um comunicado de imprensa ontem recebido na Redacção do “Notícias”.

Em despachos separados, o Chefe do Estado indicou Anabela Matangue Zacarias da Silva parao cargo device-reitora da Universidade Zambeze e Ana Maria Nhampule para vice-reitorada Universidade Joaquim Chissano.

Alfândegas discutem estratégias de actuação

OS membros da Direcção-geral da Autoridade Tributária de Moçambique (AT) reúnem-se hoje e amanhã, no Centro de Formação Paramilitar, em Boane, para discutir estratégias de actuaçãoemface dos principais desafios que se colocam à instituição, com destaque para a necessidade da reforma aduaneira, combate à corrupção e ao contrabando. O evento será aberto pela presidente da AT, Amélia Muendane.

Maputo reforça capacidade de recolha de resíduos

O CONSELHO Municipal da Cidade de Maputo está a reforçar a sua capacidade de recolha de resíduos sólidos urbanos em todos os bairros dos distritos municipais KaMbukwana e KaMavota, no quadro de um contrato assinado nesse sentido com a empresa Enviroserv Moçambique.

Para o efeito, serão apresentados hoje, no pátio do edifício-sede da edilidade, os meios, rotas e horário de recolha de lixo no âmbito do referido contrato. O material é constituído por cinco camiões, 40 contentores de seis metros cúbicos e 12 de três, três carrinhas e quatro motorizadas para acções de fiscalização.

Prorrogado período para entrega de trabalhos jornalísticos

FOI prorrogado para 30 de Agosto o período para a submissão de trabalhos para a segunda edição do Prémio de Jornalismo para a Nutrição e Segurança Alimentar 2019-2020. Esta edição foi lançada em Novembro do ano passado, cobrindo trabalhos publicados entre 1 de Junho de 2019 a 30 de Junho de 2020.

A acção, que é promovida em parceria com o Sindicato Nacional de Jornalistas,é patrocinada pela Plataforma da Sociedade Civil para o Movimento Sclaing Up Nutrition (PSC-SUN) em Moçambique e pretende contribuir para o cumprimento das metas nacionais na redução da desnutrição em crianças menores de cinco anosde idade no país.

Comments

O SEGUNDO grupo de moçambicanos que trabalham nas minas da África do Sul regressa, a partir de hoje, à actividade, como resultado das negociações entre as autoridades nacionais e do país vizinho.

Um primeiro grupo de 222 mineiros viajou na passada quarta-feira, de acordo com o Ministério do Trabalho e Segurança Social, que garante existir já um protocolo visando evitar contaminações pela pandemia da Covid-19.

Hospital de Cuamba melhora atendimento

O HOSPITAL distrital de Cuamba, no Niassa, melhorou as condições de atendimento aos utentes, como resultado de um projecto de requalificação, que incluiu intervenções na infra-estrutura, alocação de equipamentos e de pessoal médico.

Os trabalhos custaram cerca de 162 milhões de meticais, de acordo com o Secretário de Estado na província, Dinís Vilanculos, que apontou que Niassa conta actualmente com quatro hospitais distritais, faltando ainda 12 unidades deste nível. 

Comments

O CONSELHO de Ministros apreciou ontem informações sobreo balanço dos 15 dias de implementação do estado de emergência e perspectivas de reinício das aulas presenciais do ensino superior, técnico-profissional e de formação profissional pública, bem como sobre o lançamento do Projecto Sustenta a nível nacional, segundo uma nota recebida ontem na Redacção do “Notícias”.

Reunida na sua XXV sessão ordinária, o Governo decretou a fusão da Administração Regional das Águas do Zambeze (ARA-Zambeze)e a ARA-Centro, bem como a ARA-Centro-Norte e ARA-Norte, constituindo a ARA-Centro e ARA-Norte, respectivamente.

Definiu ainda o regime de organização, funcionamento e gestão da ARA-Sul, IP, ARA-Centro, IP e ARA-Norte, I.P, adequando-o ao dos institutos, fundações e fundos públicos.

Álvaro Massinga dirige CTA interinamente

O VICE-PRESIDENTE da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Álvaro Massinga, vai assegurar a direcção da agremiação durante a ausência de Agostinho Vuma, que sofreu um atentado a tiro no sábado. Massinga será coadjuvado por Castigo Nhamane, Daniel Dima e Kabir Ibrahimo.

A decisão visa garantir que a CTA continue a realizar a sua missão e as acções inscritas no seu plano estratégico e no de emergência, no âmbito da Covid-19. Apela às autoridades para um rápido esclarecimento do caso do baleamento de Vuma.

Rui Monteiro, presidente da mesa da Assembleia-Geral da CTA, caracterizou o atentado a Vuma como acção desumana, repugnante e contrária aos princípios de convivência social pacífica. 

Agência do Zambeze e SCM unidos por memorando 

A AGÊNCIA do Zambeze e o Serviço Cívico de Moçambique (SCM) estabeleceram ontem um memorando de entendimento visando incrementar e fortalecer as actividades económicas dos centros de formação vocacional daunidade paramilitar.

Roberto Albino, director-geral da Agênciado Zambeze, disse que o factor humano é fundamental para o desenvolvimento do país e da região do Vale do Zambeze.

Por seu turno, Eugénio Mussa, comandante do SCM, garantiu que esta parceria vai alavancar a actividade agrícola na instituiçãoque dirige.

Comments

DOIS indivíduos desprovidos de documentados, que assumem ser de nacionalidade tanzaniana, encontram-se detidos no Comando Distrital da PRM em Memba, Nampula, suspeitos de ligação com os insurgentes que protagonizam ataques a civis e destroem infraestruturas na província de Cabo Delgado. Dércio Samuel, chefe do departamento das relações públicas do Comando Provincial da PRM em Nampula, explica que no momento da sua detenção, os dois homens alegaram que estavam no distrito para o garimpo.

Comments

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction