O PRESIDENTE do Conselho Autárquico da Cidade de Maputo, Eneas Comiche, desafiou ontem o vereador do pelouro de Protecção e Segurança, Manuel Zandamela, a consolidar o papel dos conselhos consultivos locais e dos conselhos comunitários de segurança para fortalecer o envolvimento dos munícipes na governação autárquica. Leia mais

Comments

O PRESIDENTE do Conselho Autárquico da cidade de Maputo, Eneas Comiche, exigiu uma gestão baseada na integridade, profissionalismo, zelo e honestidade por parte dos novos vereadores empossados na manhã de ontem. Leia mais

Comments

A Ministra da Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Namashulua, exortou os órgãos autárquicos investidos ontem, na Matola, a primarem por um trabalho articulado e harmonizarem a sua actuação, por forma a racionalizar recursos públicos disponíveis.

Namashulua, que falava ontem, na Matola, em representação do Governo na investidura dos órgãos autárquicos da urbe, destacou que o desenvolvimento harmonioso da autarquia só será concretizado através de um trabalho conjunto e de complementaridade.

Segundo a governante, o objectivo que norteou a criação das autarquias é a gestão dos assuntos públicos a nível local, facto que só será bem-sucedido se os órgãos autárquicos mantiverem encontros regulares de planificação e monitoria.

“Para o alcance do desiderato impõe-se que o comportamento, atitude e carácter do funcionário se ajustem à cultura de bem servir”, disse Namashulua.

Segundo ela, nesta missão é prioritária a erradicação da corrupção.

Namashulua destacou que Moçambique é um país unitário, que respeita o princípio de autonomia das autarquias locais, como forma de permitir que o cidadão tome parte na solução dos seus próprios problemas.

Assim, os órgãos autárquicos são chamados a privilegiar a auscultação das comunidades, manter o civismo, calma, vigilância e tolerância para neutralizar qualquer tentativa de aproveitamento e manipulação para instigar a desordem, em detrimento da paz, democracia e estabilidade política.

“Todos vamos contribuir na busca de soluções para contrapor o alto custo de vida”, disse, avançando que a educação cívica é tarefa permanente para que o cidadão possa ter a informação necessária que lhe permita viver com civismo.

Comments

FORAM ontem investidos os titulares dos 53 conselhos autárquicos e os membros das respectivas assembleias, eleitos a 10 de Outubro último. Nas autarquias das capitais provinciais, as cerimónias foram testemunhadas pelos membros do Governo central e nos restantes por representantes dos governos locais e do Ministério da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP). Leia mais

Comments

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), com apenas dois assentos na Assembleia do Conselho Autárquico da Matola, está agastado com aquilo que considera traição de um dos membros da Renamo que encaminhou o seu voto a favor do partido Frelimo, na eleição do presidente daquela assembleia.

Renato Muelanga disse que o MDM foi orientado a apoiar a Renamo que tem 28 assentos, por isso, era suposto que, ganhasse a eleição para presidente , vice-presidente e secretário da mesa da assembleia autárquica, mas a Frelimo saiu vencedora com 30 votos, porque alguém da Renamo votou no partido Frelimo que tem 29 assentos.

Segundo ele, isto indica que alguém da Renamo votou na Frelimo, traindo desta forma o plano traçado.

Muelanga garantiu que do lado do MDM cumpriu-se o combinado com o seu colega, e para provar isso, tiraram fotos dos boletins de voto assinalados, e trocaram essas imagens para que não haja sombra de dúvida.

Por seu turno, o cabeça de lista da Renamo, António Muchanga, disse que a manifestação de um dos membros do MDM em frente às urnas durante o depósito de seus votos, deixou claro que haviam feito algo errado.

Muchanga acrescentou que, ele e o seu partido contavam com o apoio do MDM para ganhar a maioria de votos.

Comments
Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction