Director: Lázaro Manhiça

ENCERRA hoje na cidade da Beira a vacinação de professores com idade superior a 18 anos, no quadro das acções de combate à Covid-19. Este trabalho começou quarta-feira e estava previsto que abrangesse 2779 profissionais.

A directora do Serviço DistritaldaSaúde, Mulher e Acção Social, Neusa Joel, admitiu, em entrevista ao “Notícias”, que se a campanha não terminar no período previsto o sector poderá estendê-la por mais um dia.

Neusa Joelapontou que os beneficiários estão a receber a vacina Verocell,devendo ficar 21 dias antes da segunda dose.

Oprocesso envolve 25 técnicos de saúde e decorre em três postos,nomeadamente nas instalações do Serviço Distritalde Educação, Instituto Industrial e Comercial da Beira (IICB) e no Instituto de Formação de Professores.

Aescolha destes locais para a imunização deve-se às limitações de espaço nas unidades sanitárias, tendo em conta que outros grupos ainda estão a vacinar.

Neusa Joel recordou que os critérios de vacinação para este grupo são os mesmos que foram observados nos outros processos, sendo que as mulheres grávidas ou que estejam a amamentar, pessoas positivas ou com sintomas de Covid-19 não são abrangidas.

A directora congratulou-se pelaadesão dos professores aos postos de vacinação,revelando que, até ao momento em que falava ao nosso matutino, não havia qualquer constrangimento ou dificuldade.

Apelou a todos os professores desta parcela do país para se dirigirem aos postos de vacinação,de modo a prevenirem-se das formas graves da enfermidade, de internamentos e/ou mortes,tendo em conta que a cidade da Beira,em particular,e o país,em geral,estão a viver momentos dramáticos em termos de infecções e óbitos.

O “Notícias” interpelou alguns abrangidos neste processo de imunização.Eles sublinharam a premência da continuidade da observância das medidas de prevenção mesmo depois de terem sido imunizados.

Gilda Mapoissa, professora da Escola Missionária American Board, mostrou-se satisfeita por ter sido abrangida nesta fase e explicou ser muito importante a toma da vacina devido à profissão que exerce,que obriga a um contacto permanente com os alunos.

Aproveitou o ensejo para convidar os seus colegas a continuarem a observar as medidas de prevenção.

Por sua vez, José Cadre, cuja escola não conseguimos apurar, aconselhou os professores que ainda não se vacinaram devido ao medo a se aproximarem dos postos para assegurar a sua imunização e prevenir-se de casos graves da Covid-19.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction