Imprimir
Categoria: Beira
Visualizações: 2630

Arranca amanhã, na cidade da Beira, a celebração da Semana Mundial da Marinha sob o lema "Empoderamento da mulher na comunidade marítima", cujo acto central vai ter lugar na próxima sexta-feira, naquela urbe.

De acordo com o director-geral do Instituto Nacional da Marinha, Eugénio Muianga, o evento visa promover a igualdade de género, em todas as áreas marítimas, com ênfase na capacitação profissional, criação de condições de trabalho e eliminação das barreiras físicas, sociais e culturais, como contributo na implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

É assim, que logo pela madrugada de hoje todas as embarcações vão estar, devidamente, embandeiradas e depois vão acostar no Cais Manarte, no Porto da Beira, para a abertura do evento, que vai contar com a presença da Secretária-executiva da Associação Africana dos Armadores, Anabela Chaúque.

Integrada, neste movimento, a Universidade Zambeze (UniZambeze), instituição do ensino superior sediada na Beira, vai acolher mais de 100 mulheres, que operam, principalmente, na costa da zona de Praia Nova, numa palestra sobre o conceito de empoderamento desta camada feminina na área marítima.

(Horácio João)