Imprimir
Categoria: Beira
Visualizações: 1110

Uma brigada móvel do Banco de Sangue do Hospital Central da Beira (HCB) está, desde ontem segunda-feira (16), numa campanha de sensibilização de novos dadores de sangue em locais de grande aglomeração populacional.

A actividade pretende sensibilizar e recrutar mais dadores de forma a aumentar as reservas do líquido precioso, de forma a responder à demanda que poderá acontecer durante a quadra festiva que se aproxima.

Segundo explicou o mobilizador e recrutador de dadores de sangue do HCB, Ano Sumba, a iniciativa visa sensibilizar as pessoas a doarem sangue para salvar vidas.

“A quantidade de sangue no HCB está estável mas, cientes de que as escolas já encerraram e há probabilidade de o “stock” baixar, decidimos desencadear esta campanha nos grandes aglomerados de pessoas e também nas igrejas e empresas para melhorarmos as nossas reservas”, explicou Sumba.

A Reportagem do “Notícias” deparou com esta brigada esta segunda-feira precisamente no edifício onde funciona o Serviço Provincial de Identificação Civil (SPIC) onde, normalmente, se concentram muitos cidadãos procurando tratar dos seus bilhetes de identidade.

“Achamos que tínhamos de escalar este local porque há sempre uma grande concentração de pessoas e a aderência está sendo boa”, considerou.

A fonte recordou que todos os anos o Banco de Sangue do HCB organiza campanhas de colheita de sangue porque os alunos a essas alturas encontram-se de férias e o Banco de Sangue não pode estar parado à espera que as pessoas apareçam.