Director: Lazaro Manhiça

Pub

Um surto de filária está a atacar as pessoas afectadas por inundações na Beira, algumas das quais acomodadas nos centros criados pelas autoridades em diversos bairros, segundo confirmou uma fonte do sector da Saúde nesta região do país,tranquilizando, entretanto, que se trata de uma doença cuja cura é acessível em qualquer unidade sanitária.

Recorde-se que um grupo de activistas está a trabalhar nos bairros para sensibilizar os moradores a se dirigirem às unidades sanitárias em caso de ocorrência de qualquer tipo de doença.  

A Reportagem do “Notícias” esteve ontem no Centro de Tratamento de Vítimas de Violência situado no bairro do Vaz, onde constatou que muitos cidadãos apresentamsinais de filária, principalmente crianças, mulheres e idosos, aliás este local também tem águas paradas resultantesda chuva caiu nos últimos dias.

Um morador do Vaz de nomeAugusto Madororevelou, em contacto com o nosso repórter, que todos os 11 elementos da sua família estão com filária, entre os quais duas crianças que estão com feridas a gangrenar por estarem a coçar com frequência,uma vez que a filária provoca comichão nas zonas do corpo afectadas.

Para Madoro, a filária atacou a sua família por ter permanecido três dias sobre as águas, pois ainda não tinha encontrado um lugar seguro para se refugiar.

“Estamos aqui neste hospital tentando buscar auxílio, primeiro de comida e depois de tratamento médico. Mas agora estamos há dois dias sem comer e sem água. A situação está péssima aqui no Vaz”, lamentou.

 Joana Ernesto, moradora do mesmobairroeigualmente alojada no centroque atende as vítimas de violência, revelou que toda a família está a passar mal com a filária.

“Sinto mais pena das crianças,que estão a passar por momentos difíceis. Temos problemas com diarreias porque a água que bebemos aqui não fervemos”, contou a nossa entrevistada.

A filária manifesta-se por comichão, inchaço dos pés, apodrecimentoda pele,sobretudo nos dedos dos membros inferiores, e ocorre devido à permanência por muito tempo em águas paradas.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction