Imprimir
Categoria: Beira
Visualizações: 1976

Um total de 500 livros escolares de distribuição gratuita foi recolhido durante o fim-de-semana no mercado informal do Goto, na cidade da Beira, pela Polícia da República de Moçambique (PRM), na sequência de uma operação conjunta entre os Ministérios do Interior e da Educação e Desenvolvimento Humano, denominada “Ebuko”.

Segundo o porta-voz da PRM em Sofala, Dércio Chacate, trata-se, maioritariamente, de livros da sétima classe, e a operação tem como objectivo precisamente apreender todo o material didáctico deste género que esteja a ser comercializado de forma ilícita nos diferentes mercados daquela região do país.

Chacate revelou-nos que durante a operação nenhuma pessoa foi detida, uma vez que os vendedores, ao se aperceberem da presença da Polícia,  puseram-se em fuga, abandonando os seus produtos.  

O oficial da Polícia revelou que os livros recolhidos serão colocados à disposição das escolas. Entretanto, aproveitou a oportunidade para lançar um apelo dirigido aos pais e encarregados de educação no sentido de não comprarem este material como forma de desencorajar a sua venda no mercado informal.