Director: Lázaro Manhiça

INICIA amanhã o inquérito sero-epidemiológico na cidade de Maputo, como parte das acções de resposta e controlo da propagação do novo coronavírus nesta região do país, que tem estado a registar uma tendência crescente de casos positivos.

Eduardo Samo Gudo, director-geral-adjunto do Instituto Nacional de Saúde (INS), disse recentemente, em Maputo, que o resultado da operação ajudará a entender melhor a pandemia nesta área geográfica para se traçar acções específicas de contenção da doença.

Explicou que a acção visa dar resposta ao aumento gradual de casos da Covid-19 na capital, onde a taxa de positividade é de cerca de três por cento, muito baixa em relação à verificada nas cidades de Nampula e Pemba, que chegou a rondar entre oito e nove por cento.

“Logo depois da cidade de Maputo faremos o inquérito na província de Maputo (que também regista uma subida preocupante de casos). Com o inquérito, esperamos entender melhor onde é que estão os casos, quais são os focos e os locais de maior transmissão”, sublinhou.

Comments

OITO indivíduos, incluindo um menor de 11 anos, estão à contas com as autoridades da 12.ª Esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM), do bairro de Maxaquene, na cidade de Maputo, indiciados de consumo e venda de estupefacientes.

Os supostos infractores foram recolhidos, numa zona de consumo de drogas, no bairro da Mafalala.

Os indiciados negam o seu envolvimento com drogas, afirmando que estavam apenas de passagem no local.

Entretanto, o menor confirmou que desempenhava a função de entregador de substâncias psicotrópicas aos consumidores, a mando de sua tia.

O porta-voz da PRM, na capital do país, Leonel Muchina, disse que a detenção dos indivíduos ocorreu mercê do patrulhamento policial.

“No acto da detenção dos consumidores de droga, foram apreendidas quantidades significativas de mandrax, cocaína, cannabis cativa e algumas seringas utilizadas pelos visados”, referiu.

Comments

UM jovem morreu, fim-de-semana, na cidade da Matola, província de Maputo, após ser atingido na garganta por uma jante da roda de um automóvel, quando procedia o seu enchimento num estabelecimento de reparação de pneus.

Segundo uma testemunha, a morte de Z. Zacarias, reparador de pneus de carros, teria sido causada por super enchimento do ar, que provocou uma explosão que projectou a vítima por cerca de seis metros ao lado.

A fonte indicou que o malogrado não utilizava material de protecção, no momento do acidente, e encontrava-se sentado sobre a roda.

 

Comments

UMA casa de construção precária ficou reduzida a cinzas, devido a um incêndio que deflagrou na tarde de ontem, no bairro Luís Cabral, cidade de Maputo.

Suspeita-se que um curto-circuito tenha estado na origem do fogo, que não causou vítimas humanas. As chamas atingiram parte de mais uma casa e graças à intervenção dos vizinhos foram debeladas.

O secretário do bairro, Viriato Munguambe, que esteve no local, disse ter contactado, sem sucesso, o Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP).

Os proprietários da casa não estavam, no momento da ocorrência.

Comments

OS profissionais de saúde do Hospital Central de Maputo (HCM) receberam, este fim-de-semana, kits alimentícios, num gesto de reconhecimento ao esforço que têm empreendido na luta contra a pandemia da Covid-19.

Os produtos foram entregues ao director da unidade sanitária, Mouzinho Saíde, pelo representante da Associação de Jovens Universitários da Igreja de Deus, Sociedade Missionária (ASEZ), Isac Lee.

Em contacto com o “Notícias”, um dos membros da ASEZ, António Huo, afirmou que a partilha é um mandamento divino que simboliza o amor.

“O mundo sofre por causa da Covid-19, mas muitos não se lembram dos profissionais de saúde que, diariamente, arriscam suas vidas para salvar aos outros. Por isso, decidimos tirar este momento para homenagear os médicos que estão na linha da frente na luta contra a pandemia, através desta oferta”, disse Huo.

A fonte indicou que a sua instituição tenciona homenagear profissionais de outras unidades sanitárias que estão na linha da frente no combate ao novo coronavirus.

Por sua vez, o director do HCM, Mouzinho Saide, agradeceu ao gesto da agremiação, em nome de todos os profissionais de saúde.

“É uma grande honra recebê-los no Hospital, e é sempre bom contar com a vossa amizade”, disse.

Comments

Subcategorias

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction