Imprimir
Categoria: Capital
Visualizações: 1093

O Conselho Municipal de Maputo, através do seu Plano de Desenvolvimento Municipal 2019/23, prevê restaurar os espaços verdes e construir uma barreira verde de protecção continental na cidade-capital, através do reflorestamento dos mangais, assim como a interdição de ocupação de áreas ecologicamente sensíveis.
Segundo a AIM, a execução do plano, com apoio do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT), está inserida no pacote de acções visando tornar a urbe resiliente às mudanças climáticas, traduzidas no aumento do aquecimento, desaparecimento das florestas, saturação dos solos e a consequente baixa produtividade.
O cenário de alterações climáticas, segundo o edil da urbe, Eneas Comiche, desafia a edilidade a desenvolver acções com vista a introduzir medidas extraordinárias para salvar o planeta.
“O solo, tal como a água, é um recurso natural escasso, muito importante para a manutenção da vida da humanidade”, disse Comiche num simpósio do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) sobre Estratégias para o Desenvolvimento Integrado das Zonas Áridas em Moçambique, havido, recentemente, em Maputo.
A gestão dos recursos que garantem a vida da humanidade no planeta está a apresentar sinais de deficiência, o que contribui para a ocorrência de calamidades naturais e consequente queda da produção e produtividade.
Uma abordagem integrada, envolvendo diversos actores, pode tornar as áreas áridas e semiáridas sustentáveis para o desenvolvimento da humanidade. Por isso, todos devemos preservar o ambiente, desenvolver uma abordagem espacial e encontrar mecanismos de financiamento para levar a cabo as actividades que definirmos”, disse o edil.
Segundo a fonte, a edilidade desenvolveu diversos estudos que visam assegurar um ordenamento territorial melhor, com maior realce para o plano municipal de estabilização e manutenção de taludes; zoneamento de áreas ecologicamente sensíveis da urbe; o plano de adaptação às mudanças climáticas, entre outros.