A INTRODUÇÃO, dentro de dias, de viaturas mistas para o transporte de passageiros e carga é vista pelas autoridades do sector como uma solução, sobretudo para as zonas de difícil acesso, onde os operadores vão passar a desenvolver a actividade em condições humanas e seguras. Contudo, há quem veja um retrocesso, alegando tratar-se de apoiar a popularização dos “my love”, para além de o modelo replicar os problemas de segurança apontados para as carrinhas de caixa aberta. (WALTER MBENHANE) LEIA MAIS

Comments

POUCO mais de 400 famílias de Djuba e Jonasse e empresas do Parque Industrial de Beluluane, em Boane, enfrentam restrições no abastecimento de água em consequência da destruição de uma conduta da Águas da Região de Maputo (AdeM).

A destruição ocorreu na sequência de um acidente de viação ocorrido há uma semana, envolvendo um camião que transportava inertes. Este perdeu os travões, na zona baixa do bairro Jonasse, e tombou no local onde decorrem obras visando reforçar o fornecimento de água a estes bairros.

A conduta estava a ser intervencionada e a testagem final estava prevista para segunda-feira passada, mas o incidente acabou por condicionar o trabalho.

O gestor do Departamento Técnico da Área Operacional da Matola da AdeM, Roberto Tchale, explicou que a avaliação preliminar aponta para avultados prejuízos materiais e financeiros, bem como danos decorrentes do atraso da conclusão das obras.

Garantiu que o empreiteiro reforçou a equipa para garantir celeridade nos trabalhos de reposição da conduta, vital para o funcionamento do Parque Industrial de Beluluane e para o fornecimento de água para o consumo das famílias dos bairros circunvizinhos.

Refira-se que o projecto de melhoria do abastecimento de água ao Parque Industrial de Beluluane, incluindo as comunidades circunvizinhas, reveste-se de capital importância, uma vez que as restrições comprometiam as actividades da indústria, devido à falta da água bruta ou potável para o consumo.

Com o incremento, as empresas já estabelecidas poderão aumentar a sua produção e colocar o parque na posição de atrair mais investimentos.

Comments

Um total de 35 promotores de saúde comunitária, do Corpo da Paz dos Estados Unidos da América (EUA), prestou juramento, ontem (15), numa cerimónia que teve lugar na cidade de Maputo.

Participaram do evento o Embaixador dos EUA em Moçambique, Dennis W. Hearne, a directora do Corpo da Paz em Moçambique, Ellen R. Eiseman, a directora de Planificação e Cooperação do Ministério da Saúde, Marina Karagianis, e o Secretário Permanente do distrito de Namaacha, Rafael Manhique, representantes de entidades governamentais e de instituições parceiras.

Os promotores de saúde foram colocados em várias unidades sanitárias de oito províncias e hospitais rurais e vão trabalhar, principalmente, na prevenção do HIV-SIDA no seio da juventude.

Na mensagem proferida durante o evento, Marina Karagianis disse que nas diferentes frentes do desenvolvimento socioeconómico do país nós podemos contar sempre com o apoio do povo americano, que colocou sempre à disposição de Moçambique o seu saber técnico, científico e profissional.

A fonte acrescentou que os voluntários vão trabalhar com os seus homólogos moçambicanos, contribuindo assim para a melhoria da saúde dos jovens no país.

Por sua vez, o Embaixador Dennis W. Hearne, agradeceu ao povo moçambicano e reconheceu que o corpo da paz não funcionaria sem o apoio incansável do pessoal moçambicano, que assiste e cuida, diariamente, dos nossos voluntários.

Comments

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM)  alerta para a possibilidade de ocorrência de ventos com rajadas fortes, até 60 quilómetros por hora, que poderão criar agitação no mar e gerar ondas com alturas até 3,5 metros.

Segundo um comunicado do INAM, espera-se que o mesmo fenómeno tenha efeitos nos distritos costeiros das províncias de Maputo e Gaza a partir das primeiras horas deste sábado (17).

O INAM  recomenda a tomada de medidas de precaução e segurança, face ao risco associado aos ventos com rajadas fortes.

Comments

VINTE e dois mil quinhentos e sessenta e oito agregados familiares chefiados por idosos, crianças, mulheres, pessoascom deficiência e doentes crónicos receberamapoio multiforme no primeiro semestre deste ano, na cidade de Maputo, para o alívio da vulnerabilidade em que se encontram. Leia mais

Comments
Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction