Director: Lázaro Manhiça

OITO elefantes invadiram machambas e destruiram várias culturas nos distritos de Magude e outros em número não especificado devastaram em Matutuine, provocando susto e preocupação aos habitantes daqueles postos da província de Maputo

“Estamos em alerta vermelho em dois distritos. Felizmente ainda não temos o registo de vítimas humanas, apenas a devastação de culturas e, naturalmente, o sentimento de insegurança nas populações”, disse o fiscal superior da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), Jorge Fernando.

Segundo a fonte, os elefantes têm estado a invadir, desde segunda-feira (18), machambas  de algumas localidades dos distritos de Magude e Matutuine, um problema frequente naquelas regiões.

Oito elefantes foram avistados no distrito de Magude, enquanto no distrito de Matutuine, ainda não há dados sobre o número específico de animais, denunciou quarta-feira (20)a situação à ANAC.

Nestes distritos, a ANAC já distribuiu kits para a população poder afugentar os elefantes, “enquanto as equipas de mitigação estão a caminho”, referiu.

De acordo com os últimos dados da ANAC, Moçambique tem uma população estimada de 10.800 elefantes, um número que tem permanecido estável desde 2014, apesar das ameaças à espécie.- (LUSA)

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction