ARRANCARAM na tarde de hoje (15) as obras de limpeza dos canais de passagem de água no drift que faz a ligação entre a localidade de Mulotane, no distrito de Boane, e o bairro de Malhampsene, no município da Matola.
A intervenção surge na sequência do corte, desde sábado (13), da ligação por estrada entre estas duas áreas residenciais da provimcia de Maputo, devido à chuva que cai incessantemente desde a noite da última quarta-feira.
A situação afecta perto de 80 mil moradores de Mulotane, indicam dado colhidos no local.
As obras em curso circunscrevem-se à remoção do caniço acumulado nas duas margens do drift, retirada de resíduos sólidos, particularmente plásticos, e de areia para desassoriar os canais e permitir um fácil escoamento das águas ao longo do afluente do rio Matola.
Esta acção conta com o envolvimento dos moradores de Mulotane, que pegaram em pás, picaretas, enxadas, entre outros instrumentos, para ir apoiar nestes trabalhos.
Um empreiteiro deslocou-se ao local para avaliar o cenário e ver possíveis intervenções de fundo.
Na sua óptica, a solução passa por ampliar a ponteca, o que significa construir pelo menos dois novos drifts que poderão garantir resistência e consistência deste corredor de água.
Entretanto, hoje, o Governador da província de Maputo, Júlio Paruque, depois de se inteirar do cenário das inundações no bairro de Nkobe, no Município da Matola, foi ver a situação da travessia no drift que estabelece a ligação entre Malhampsene e Mulotane.
Na interacção com a população prometeu melhorar o drift e a respectiva estrada que liga Malhampsene, Mulotane e vila-sede de Boane, empreitada para a qual disse contar conta com o apoio dos agentes económicos locais.
A situação no drift é agravada pelo facto de alguns residentes deitarem resíduos sólidos no rio, obstruindo assim o curso normal das águas.
O governador orientou ainda todos os dirigentes da província de Maputo, desde os administradores distritais aos chefes da localidade, a saírem das suas casas e dos gabinetes para irem ao terreno não só aferir os problemas com que a população se debate, na sequência das chuvas, como também a criarem soluções para minorar o seu sofrimento.
Por seu turno, o empreiteiro que está a pavimentar a estrada do lado do município da Matola, a Vera Construções, prometeu ao Governador e à população que vai fechar, dentro de dias, as crateras abertas pelas chuvas ao longo da estrada, sobretudo da zona do quartel até ao rio Matola.