Director: Lázaro Manhiça

ARRANCARAM na tarde de hoje (15) as obras de limpeza dos canais de passagem de água no drift que faz a ligação entre a localidade de Mulotane, no distrito de Boane, e o bairro de Malhampsene, no município da Matola.

A intervenção surge na sequência do corte, desde sábado (13), da ligação por estrada entre estas duas áreas residenciais da provimcia de Maputo, devido à chuva que cai incessantemente desde a noite da última quarta-feira.

A situação afecta perto de 80 mil moradores de Mulotane, indicam dado colhidos no local.

As obras em curso circunscrevem-se à remoção do caniço acumulado nas duas margens do drift, retirada de resíduos sólidos, particularmente plásticos, e de areia para desassoriar os canais e permitir um fácil escoamento das águas ao longo do afluente do rio Matola.

Esta acção conta com o envolvimento dos moradores de Mulotane, que pegaram em pás, picaretas, enxadas, entre outros instrumentos, para ir apoiar nestes trabalhos.

Um empreiteiro deslocou-se ao local para avaliar o cenário e ver possíveis intervenções de fundo.

Na sua óptica, a solução passa por ampliar a ponteca, o que significa construir pelo menos dois novos drifts que poderão garantir resistência e consistência deste corredor de água.

Entretanto, hoje, o Governador da província de Maputo, Júlio Paruque, depois de se inteirar do cenário das inundações no bairro de Nkobe, no Município da Matola, foi ver a situação da travessia no drift que estabelece a ligação entre Malhampsene e Mulotane.

Na interacção com a população prometeu melhorar o drift e a respectiva estrada que liga Malhampsene, Mulotane e vila-sede de Boane, empreitada para a qual disse contar conta com o apoio dos agentes económicos locais.

A situação no drift é agravada pelo facto de alguns residentes deitarem resíduos sólidos no rio, obstruindo assim o curso normal das águas.

O governador orientou ainda todos os dirigentes da província de Maputo, desde os administradores distritais aos chefes da localidade, a saírem das suas casas e dos gabinetes para irem ao terreno não só aferir os problemas com que a população se debate, na sequência das chuvas, como também a criarem soluções para minorar o seu sofrimento.

Por seu turno, o empreiteiro que está a pavimentar a estrada do lado do município da Matola, a Vera Construções, prometeu ao Governador e à população que vai fechar, dentro de dias, as crateras abertas pelas chuvas ao longo da estrada, sobretudo da zona do quartel até ao rio Matola.

 

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction