Director: Lázaro Manhiça

ESTUDANTES da Universidade Pedagógica de Maputo (UP-M), com necessidades especiais, receberam esta terça-feira (23) material de suporte, numa iniciativa que se enquadra na promoção de uma educação inclusiva. 

O lote, oferecido pelo Instituto Camões (IC), é constituído por quatro cadeiras de rodas, cinco muletas ortopédicas e igual número de computadores portáteis, adaptados para pessoas com deficiência.

Jorge Ferrão, reitor da UP, disse que a oferta marca o início de um ciclo de aquisições de equipamentos de suporte académico para cerca de 80 estudantes com deficiências na capital do país.

“Queremos ser, cada vez mais, uma instituição de ensino superior inclusiva”, referiu.  

Maria Amélia Paiva, embaixadora de Portugal em Moçambique, disse, em representação do IC, que a oferta enquadra-se na cooperação e solidariedade entre os dois povos irmãos.

A diplomata referiu que gestos solidários como este são importantes, principalmente quando direccionados aos cidadãos com necessidades especiais e que se deparam com dificuldades decorrentes da pandemia de Covid-19 e desastres naturais.

O evento serviu igualmente para a despedida da diplomata portuguesa, à comunidade estudantil e direcção da UP, uma vez que a sua missão diplomática em Moçambique chegou ao fim.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction