PHC

Director: Lázaro Manhiça

O PRIMEIRO dia da administração da primeira dose da vacina contra Covid-19 do segundo grupo considerado prioritário da segunda fase de imunização foi marcado, ontem, na cidade de Maputo, por uma fraca afluência em alguns locais de vacinação. 

O “Notícias” visitou o Centro  de Saúde do Albazine, 1º de Maio e o Hospital Geral José Macamo e constatou que o processo decorria a meio gás.

Nesta segunda fase da imunização do segundo grupo contra a doença espera-se abranger 8.764 pessoas, devendo o processo terminar na sexta-feira.

Neste contexto, serão vacinados funcionários públicos das seguintes instituições: Banco de Moçambique, Inspecção Geral de Finanças, Instituto Nacional de Gestão Desastres (INGD), professores do ensino superior  eensino técnico profissional e educadores de infância com mais de 30 anos de idade.

Segundo Sheila Lobo, directora dos Serviços de Saúde na cidade de Maputo, nesta etapa está a ser administrada  a vacina VeroCell, produzida pela farmacêutica chinesa, Sinopharm.

A mesma é indicada para indivíduos acima de 18 anos, incluíndo idosos com mais de 65 anos. O imunizante  não é  recomendado para mulheres grávidas e pessoas com sintomas do novo coronavírus.

Lobo avançou que 25 equipas compostas por 75  técnicos foram constituídas para a administração da vacina nas unidades sanitárias, nos sete distritos municipais da capital. 

“A vacinação se torna completa após a administração de duas doses, com espaçamento de 21 a 28 dias entre a primeira e a segunda”, sublinhou.

Apelou aos abrangidos a aderirem ao processo, porque a vacina previne contra formas graves da doença e reduz o risco de morte.

O “Notícias” interpelou Angélica Jaime, de 53 anos, após receber a vacina no Hospital Geral José Macamo. Ela afirmou que com a imunização já se sente segura, sobretudo nesta altura em que se fala da eventual ocorrência da terceira vaga da Covid-19 no país.

No primeiro grupo de prioridades foram abrangidos estudantes finalistas de cursos de formação em saúde, doentes diabéticos, reclusos e funcionários prisionais.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction