A POLÍCIA da República de Moçambique (PRM) está a investigar as causas do incidente ocorrido na noite de sábado na capital do país e que resultou na morte de cinco pessoas, no final de um evento público organizado para celebrar o 1 de Junho, Dia Internacional da Criança.

O sinistro, segundo o porta-voz da PRM na cidade de Maputo, Leonel Muchina, deu-se quando, após um espectáculo musical organizado por uma empresa designada “Lizha Só Festas”, numerosas pessoas procuravam retirar-se do local, disputando os dois únicos portões disponibilizados para o efeito.

“Vários espectadores acabaram empurrando-se uns aos outros, ávidos de abandonar o local, sendo que alguns caíram no interior da vala de drenagem que se encontra defronte do acesso”, explicou Muchina.

Acrescentou que os bombeiros foram chamados a intervir, tendo socorridonove pessoas desmaiadas para o Hospital Central de Maputo. Entretanto, cinco perderam a vida durante o trajecto para a unidade sanitária.

Segundo Muchina, um dos feridos continua internado, enquanto outros três receberam alta.

“Soubemos da organização que o recinto tem capacidade para acolher 15 mil pessoas, mas o número pode ter excedido. Por outro lado, constatamos que foram disponibilizados apenas dois portões para a saída do público. Por isso, seguimos as investigações nestas linhas”, indicou.

Entretanto, numa nota distribuída através das redes sociais, a “Lizha Só Festas”, firma organizadora do evento, apesar de destacar que o incidente ocorreu “fora do recinto do evento”, diz lamentar o sucedido e promete colaborar com as autoridades no esforço em curso visando esclarecer o caso.

Na sequência deste sinistro, a Polícia, em coordenação com a organização, cancelou a segunda partedo evento,que estava agendadapara ontem, no mesmo local.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction