Director: Júlio Manjate

O Serviço de Radiologia do Hospital Central de Maputo (HCM) vai retomar nos próximos dias a realização dos exames de ressonância magnética suspensas há um ano, devido a uma avaria do equipamento.

A informação foi avançada terça-feira durante a visita do Ministro da Saúde, Armindo Tiago, que escalou o departamento para se inteirar do seu funcionamento e dos investimentos em curso, visando melhorar a qualidade dos serviços prestados aos pacientes.

Um comunicado do HCM a que o “Notícias” teve acesso revela que o equipamento e acessórios já foram instalados, faltando a revisão do sistema eléctrico, considerado crucial para a segurança das máquinas.

O dirigente ficou a saber que a empresa fornecedora recomendou ao HCM a provisão de energia de qualidade antes da entrada em funcionamento do aparelho, para evitar a sua danificação precoce, tal como aconteceu com o anterior.

“O aparelho estará operacional dentro de dias. A retoma dos exames de ressonância magnética estava prevista para finais do ano passado, no entanto, tal não aconteceu devido à necessidade de instalação de um posto de transformação de energia e revisão do sistema eléctrico”, refere a nota do HCM.

Em paralelo a estes trabalhos, 10 técnicos da área de Radiologia estão em formação para garantir o manuseamento adequado e seguro do aparelho.

A directora do Serviço de Radiologia, Astrilde Jamisse, disse que a prioridade no atendimento será para pacientes internos.

Na sua intervenção, Armindo Tiago mostrou-se satisfeito com a informação e assegurou que no presente quinquénio vai privilegiar a continuidade de acções visando a melhoria dos serviços de saúde.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction