kids

Director: Júlio Manjate

Os vendedores do mercado municipal do Xipamanine, na cidade de Maputo, foram, hoje sensibilizados a observar as medidas de prevenção do novo Coronavírus e a difundir as mensagens nos seus bairros de residência.

Entretanto, o mercado Xipamanine conta com centenas de vendedores, sendo que as bancas estão próximas uma das outras, o que não permite o distanciamento de um metro, uma das formas de prevenção da doença.

Enquanto isso, alguns comerciantes têm negligenciado a higienização das mãos, após o contacto com o dinheiro, um dos possíveis vectores da Covid-19, porque passa de mão em mão.

Preocupados com esta situação, o Ministério da Saúde (MISAU), Secretaria do Estado da Juventude e Emprego e diversos jovens do Conselho Nacional do Voluntariado (CNV) escalaram o Xipamanine para passar mensagens de prevenção aos vendedores e utentes.

O presidente do CNV, Osvaldo Mauaie, referiu que o objectivo da campanha de sensibilização é que os vendedores implementem e transmitam os conhecimentos no seio das famílias e comunidade para a contenção doença.

“Temos pais, mães e jovens que continuam a se expor ao risco de contágio pela Covid-19, pois ficam em locais com muita concentração de pessoas; outros vendedores movimentam dinheiro, por isso devem saber com evitar que sejam um vector de transmissão desta pandemia”, disse Osvaldo Mauaie.

O presidente do CNV instou as vendedoras a evitar aglomerados na celebração do dia da mulher, pois entende a importância que a saúde desta camada significa no contributo da economia familiar e da sociedade.

Por sua vez, o diretor nacional dos assuntos da juventude na Secretaria do Estado da Juventude e Emprego, Roy Tembe, percebe que as limitações nos mercados não devem inibir os vendedores de cumprir as regras de prevenção.

“Queremos consciencializar os vendedores, mesmo com a falta de materiais de higienização, a observar as medidas de prevenção, como lavagem mãos, a cuidar dos alimentos, pois o vírus não escolhe raça, idade ou estatuto social”, apontou Tembe,

Por sua vez, a representante do MISAU, Natércia Monjane, instou a cada pessoa a adoptar as medidas de prevenção e replicá-las na comunidade.

“A título de exemplo, capacitamos vários jovens voluntários para que eles repliquem as mensagens de prevenção do novo coronavírus a nível nacional”, disse Monjane.

Para além do Xipamanine, os voluntários escalaram, há dias, o mercado do Estrela Vermelho e alguns terminais rodoviários.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction