kids

Director: Lazaro Manhiça

A venda informal e em aglomerados, nos passeios da cidade de Maputo, com destaque para a Estrada Nacional Número 1 e imediações do Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ), tem aumentado no período nocturno, pese embora as autoridades insistam na divulgação das medidas de prevenção do novo coronavírus, tal é o caso do distanciamento social.

Os aglomerados ainda persistem, numa altura em que o país vai ao terceiro mês do Estado de emergência, devido ao aumento acentuado de casos positivos da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Alguns vendedores ignoram, completamente, as recomendações das autoridades da Saúde, desde o distanciamento social de um metro e meio entre as pessoas, uso da máscara de protecção facial, lavagem das mãos com água e sabão, o que coloca em perigo não só a sua saúde, mas também dos consumidores de produtos expostos para venda.

A realidade não passa despercebida à edilidade de Maputo, que já está a implementar um plano com vista a retirar os informais das ruas para os mercados municipais, onde se acredita haja menos riscos de propagação da Covid-19.

Para o Vereador do Desenvolvimento da Economia Local no Conselho Municipal da Cidade de Maputo, João Munguambe, há necessidade de reforçar o trabalho de sensibilização aos informais para abandonarem os locais impróprios.

“Temos sensibilizado os informais a saírem da rua para os mercados, onde há bancas disponíveis, de modo a minimizar o risco de contraírem a Covid-19. Entretanto, o trabalho não tem sido fácil, pois os vendedores mostram resistência e continuam a ocupar locais impróprios”, disse.

O vereador indicou que para o sucesso desta acção é necessário o envolvimento de todas as forças, tal como recomendou o Presidente da República, Filipe Nyusi, durante o seu último discurso à nação, no qual anunciou a prorrogação, pela segunda vez, do Estado de emergência.

“Para reverter esta situação contamos com o apoio da Polícia da República de Moçambique e Municipal”, contou.

Refira-se que em Março, o município retirou mais de 2300 vendedores que exerciam o comércio informal nos passeios da zona Baixa da cidade de Maputo.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction