Director: Lázaro Manhiça

OITENTA e dois por cento, de 147 mil pessoas com o Vírus de Imunodeficiência Humana (HIV, sigla em inglês) que causa o Síndroma de Imunodeficiência Adquirida (SIDA), na cidade de Maputo, têm o vírus indetectável no sangue.

O facto resulta do cumprimento rigoroso do tratamento anti-retroviral (TARV), o que implica que já não transmitem a doença por via sexual.

A informação foi partilhada, na manhã hoje (29), pela vereadora de Saúde e Acção Social, no Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM), Alice de Abreu, em representação do edil, Eneas Comiche, durante o lançamento da campanha de Comunicação Indetectável igual à Intransmissível (i=i), que visa consciencializar os cidadãos sobre a importância de seguir o tratamento Anti-retroviral, como também eliminar o estigma e discriminação para com os portadores do HIV.

Para o efeito, os Serviços de Saúde alocaram diversos materiais, como folhetos, livros e brochuras, nas unidades sanitárias, igrejas e outros locais públicos com informações sobre como atingir a supressão viral.

Alice de Abreu indicou que pelo menos 270 mil pessoas foram testados para o HIV, este ano, dos quais 7% tiveram resultado positivo.

“Ainda este ano, 13 mil doentes iniciaram o TARV, dos quais 501 são crianças, o que desafia as autoridades a garantir os serviços de saúde aos menores, de modo a reduzir a taxa de mortalidade infantil”, disse de Abreu.

“Ainda temos um longo percurso para garantir que todos que iniciam o tratamento tenham a supressão viral. Neste contexto, aconselhamos os pacientes a aderir e continuar o TARV, efectuamos visitas e chamadas para a reintegração dos doentes, e incluímos os homens nos nossos serviços, aumentamos o alcance das palestras a população chave, distribuição de material de prevenção de Infecções de Transmissão Sexual e ensinamos como utiliza-las”, referiu.

Por sua vez, a representante dos parceiros do CMCM na luta contra o HIV, Shital Mobaracaly, apelou às pessoas para que façam o teste de HIV e caso o resultado seja positivo, iniciem o TARV, tomando a medicação todos os dias e mesma hora para que tenham uma vida longa e saudável.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction