Director: Lázaro Manhiça

O HOSPITAL Central de Maputo (HCM) conta, desde hoje (30) com um espaço público, situado na esquina das avenidas Tomás Nduda e Agostinho Neto, do lado do Serviço de Ginecologia e Maternidade, o que vai conferir maior segurança na mobilidade dos munícipes e utentes da unidade sanitária.

O espaço público, inaugurado pelo presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, Eneas Comiche, é composto por uma praça de táxis, dois pontos de paragem de autocarros de passageiros, área de estacionamento de carros particulares, rampas de acesso, sinalização rodoviária, bancos de espera e áreas verdes, cujo custo foi de dois milhões de meticais. Sua abertura enquadra-se na comemoração da terceira Semana da Mobilidade Sustentável.

O edil informou que a intervenção, no espaço, permitiu definir e segregar os locais de privilégio para veículos e peões, salvaguardando todo o circuito de mobilidade de pessoas, desde as paragens de transporte até aos acessos do hospital em segurança.

Comiche apelou a colaboração dos munícipes e utentes do hospital na manutenção e preservação da infra-estrutura.

Por sua vez, o director do Hospital Central de Maputo, Mouzinho Saide, indicou que o espaço vai permitir não só a melhoria da mobilidade, mas também o bem-estar dos doentes.

Contou que o espaço estava degradado, devido a supremacia do tráfego automóvel, estacionamento desordenado, venda informal que gerava imundície e consequentemente, um perigo à vida das pessoas.

Por seu turno, Aina Nangy, representante da organização espanhola Arquitectos sem Fronteiras, referiu que o espaço passará a ser inclusivo para pessoas com deficiência, mulheres grávidas, crianças e idosos, pois já há pontos para estes repousarem enquanto esperam pelo transporte.

A infra-estrutura foi concebida no âmbito do projecto “Gestão Metropolitana de Mobilidade Sustentável e Inclusiva para o Grande Maputo: Contribuições para as Operações da Agência Metropolitana dos Transportes” e “Mobilidade e Género”, desenvolvido pelo CMCM e a Área Metropolitana de Barcelona, Agência Metropolitana dos Transportes, organização espanhola Arquitectos Sem Fronteiras, HCM e a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento, afirmou.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction