Director: Lázaro Manhiça

TODAS as formas de praticar o empreendedorismo envolvem riscos, do ponto de vista de investimento, sustentabilidade e a execução da própria actividade. Porém, a venda de combustível na rua constitui uma alternativa arriscada ao desemprego, principalmente por se tratar de um produto vulnerável a chamas, podendo resultar nalgum momento em tragédia. Leia mais

Comments

AS  autoridades da província de Nampula estão a investigar o pagamento de horas extraordinárias e de segundo turno efectuados a professores entre Janeiro e Junho do corrente ano no valor de 17 milhões de meticais.

A informação foi confirmada, segunda-feira, pelo governador da província de Nampula, Manuel Rodrigues, afirmando que, brevemente, as autoridades irão se pronunciar sobre assunto.

Informações, colhidas em Nampula, referem que o Ministério da Economia e Finanças, pretende esclarecer o caso num prazo de 15 dias, contados a partir de 06 de Julho corrente.

O ministério entende que em Janeiro o ano lectivo escolar não tinha iniciado e que, nos meses de Abril, Maio e Junho, já havia sido decretada a suspensão das aulas presenciais em todas as escolas públicas e privadas do país.

“Sobre os pagamentos que tenham sido eventualmente feitos, houve, sim uma nota do Ministério da Economia e Finanças referindo-se a esse aspecto. Estamos a fazer agora a nível da Direcção Provincial, averiguações para esclarecermos em definitivo o que terá acontecido, porque, de facto, não se justificam esses pagamentos num período em que os professores e funcionários não prestaram tal serviço”, apontou Manuel Rodrigues.

O governador manifestou a sua preocupação como caso e prometeu fornecer mais informações nos próximos dias para esclarecer o caso.

(Notícias/AIM)

Comments

O HOSPITAL Geral de Marrere (HGM) vai beneficiar brevemente de obras de reabilitação para adequá-lo às condições de funcionamento de um estabelecimento de referência. A informação foi avançada pelo Ministro da Saúde, Armindo Tiago, que recentemente visitou aquela unidade hospitalar, que é uma das unidades sanitárias de referência na cidade de Nampula e está situado no Posto Administrativo Urbano de Natikiri. Leia mais

Comments

SER ardina ou vendedor de jornais é uma actividade pouco conhecida e consequentemente  desvalorizada, porém os rendimentos dela provenientes podem, nalguns casos, servir para o sustento de determinados agregados familiares. A família de Saualehe Manuel Pisseque,  na cidade de Nampula, é disso exemplo. Pisseque é dos poucos jovens que não vê grande nem pequeno negócio e há muito que perdeu a barreira de preconceitos quando o assunto é trabalhar, desde que o resultado sirva para o sustento da sua família. Foi na venda de jornais que ele encontrou forma de garantir que não falte pão à sua mesa, ainda que a cultura de leitura seja ainda um desafio. “Sinto-me confortável com a venda de jornais, pois consigo o suficiente para satisfazer as necessidades básicas do lar”, afirmou, referindo que a juventude não devia ter vergonha de trabalhar para ganhar a vida, porque as oportunidades de emprego são cada vez mais escassas. Leia mais

Comments

A CIDADE de Nampula, declarada como primeiro local geográfico do país com transmissão comunitária, conta desde ontem com um laboratório já em funcionamento, para testagem da Covid-19, o que se espera venha a garantir celeridade no diagnóstico da doença. Leia mais

Comments

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction