Director: Lázaro Manhiça

OS utentes do Centro de Saúde de Mauhala-Expansão, no bairro do mesmo nome, uma das unidades de referência da cidade de Nampula, correm graves riscos de saúde devido às péssimas condições de higiene em que se encontram neste momento as casas de banho.

Segundo constatou a nossa Reportagem, as sanitas das casas de banho encontram-se entupidas e a transbordarem de dejectos e urina borrando todo o chão,exalando um cheiro nauseabundo.

Alguns utentes disseram que a chocante e perigosa situação se arrasta há bastante tempo, sem que quem de direito faça algo para a sua solução, não obstante as reclamações que foram apresentadas à direcção do centro e até aos Serviços de Saúde da cidade.

Segundo os nossos interlocutores, mesmo antes de a cidade de Nampula ter sido afectada pela crise gritante de água, que até agora prevalece, as casas de banho daquele centro já eram imundas.

“É extremamente constrangedor ver doentes defecarem ao ar livre porque as casas de banho estão cheiasde fezes a ponto de não funcionarem. É um risco para a saúde, tendo em conta que as fezes podem ser fonte de doenças”, lamentou a utente Ana Maurício.

Adirectora docentro, Fátima Ambasse, reconheceu as péssimas condições de higiene em que se encontram as casas de banho do estabelecimento sanitário que dirige, porém, alegou que tal se deve particularmente à falta de água que se faz sentir na cidade de Nampula.

A fonte acusou também os vendedores informais que exercem a sua actividade nas proximidades do centro de serem responsáveis pela situação, por supostamente serem eles que defecam ao ar livre no recinto hospitalar, já que não há, de facto, condições nas casas de banho, principalmente as destinadas aos doentes de consultas externas.

“Contudo, já desencadeamos o programa de limpeza das casas de banho, pois já temos água para o efeito, que era o grande problema, e esperamos que nos próximos tempos a situação esteja melhor”, garantiu Fátima Ambasse, quenão permitiu a captação de imagens das casas de banhos em causa.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction