Director: Lázaro Manhiça

A ASSOCIAÇÃO Hoteleira e Turismo, na cidade de Nampula, queixa-se de alegada má actuação de agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM), na fiscalização do cumprimento das medidas de prevenção do novo coronavírus em recomendadas pelas autoridades da saúde.

As queixas foram apresentadas esta semana na urbe, ao secretário de Estado na província de Nampula, Mety Gondola, durante um encontro que teve como objectivo principal avaliar o actual nível de cumprimentos das medidas contra a Covid-19 nas unidades hoteleiras e de restauração da cidade.

 Alguns membros da associação disseram ter decidido apresentar as suas queixas, por alegadamente o comportamento dos elementos da lei e ordem estar a afugentar os clientes, numa altura em que o sector está a braços com a crise financeira decorrente da pandemia de Covid-19.

Segundo os queixosos, muitas vezes agentes da PRM fazem fiscalização sozinhos num restaurante, quando, por norma, eles devem acompanhar os elementos da Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE). 

Os operadores da hotelaria e turismo afirmaram que têm colaborado com a INAE, com a qual, disseram, têm boas relações de trabalho, sobretudo na observância das medidas preventivas.

O porta-voz do comando provincial da PRM, Zacarias Nacuti, disse que a corporação vai continuar a fazer cumprir as medidas de prevenção da Covid-19, recomendadas pelas autoridades da saúde no país.

Por seu turno, Mety Gondola defendeu a necessidade de haver um trabalho coordenado entre a PRM e a INAE, por forma a que a fiscalização se torne eficiente e não provo que constrangimentos em ambas partes.

O secretário de Estado disse, contudo, estar a acompanhar com grande preocupação, que alguns restaurantes, particularmente da cidade de Nampula, estão a ser transformados em locais de consumo de bebidas alcoólicas e com grandes aglomerados de pessoas

“Por isso, queremos que também os operadores da hotelaria e turismo da nossa cidade, e não só, no exercício das suas actividades, contribuam, de forma decisiva, no combate a esta pandemia, observando e fazendo respeitar com rigor as medidas de prevenção”, apelou.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction