Director: Lázaro Manhiça

Membros do Conselho Executivo de Nampula, administradores distritais, presidentes dos conselhos municipais e representantes de várias instituições públicas estiveram reunidos na passada quinta-feira na capital provincial para reflectir com profundidade sobre a falta generalizada que se regista no cumprimento rigoroso das medidas de prevenção da pandemia do novo coronavírus na região, numa altura em que os casos de infecção e morte estão a aumentar no país.

Falando no acto da abertura do encontro, o governador provincial, Manuel Rodrigues, diz estar muito preocupado com a situação, num momento em que todos os cidadãos são chamados a observar escrupulosamente as medidas de prevenção.

O governador destacou que o mais preocupante é que o desrespeito total das medidas de prevenção da propagação da Covid-19 se verifica mais em locais de maior concentração pública, como os mercados municipais, paragens dos transportes semi-colectivos de passageiros, bancos comerciais e serviços de emissão dos documentos de identificação civil.

"Por isso convocámos este encontro para que juntos reflictamos profundamente sobre o que é que está acontecer na nossa província de Nampula, porque é que até hoje continuamos a registar diariamente a subida de casos e porque é que as pessoas estão a assumir comportamentos de risco em todos os locais onde vamos" disse Rodrigues.

Segundo Rodrigues, dados registados através do Serviço Nacional de Saúde (SNS), depois do primeiro caso positivo da pandemia do novo coronavírus na província de Nampula, em Maio do ano passado, indicam que até ao momento mais de três mil pessoas foram submetidas aos testes, das quais 151 foram positivos, que resultaram em 24 óbitos.

Para o chefe do executivo provincial de Nampula, este panorama sombrio chama à atenção para a responsabilidade e consciência de todos os dirigentes que trabalham em prol do bem-estar da população sobre a necessidade de acompanharem e fiscalizarem o cumprimento rigoroso das medidas de prevenção da doença.

Apesar de não haver confirmação de caso positivo da variante Delta indiana ao nível desta província até ao momento, o governante fez saber que nos últimos tempos esta região tem estado a conhecer um ascendente de casos positivos da Covid-19.

Manuel Rodrigues alertou para o facto de se os dirigentes não assumirem a sério o seu papel de monitoria e imposição para observância no cumprimento escrupuloso das medidas de prevenção desta doença, a província de Nampula poder vir a estar numa situação de rápida propagação e catastrófica da pandemia nos próximos dias.

"Nós não queremos chegar a este estágio. Não nos esqueçamos que por detrás destas infecções que têm estado a manifestar na nossa província elas provocam contactos múltiplos, o que equivale a dizer que por exemplo se hoje no distrito de Malema registamos oito casos estes mesmos devem ser multiplicados três ou quatro vezes mais", realçou.

Entretanto, os participantes do encontro, garantiram que apesar da renitência que se verifica por parte da população na observância das medidas de prevenção, continuam a promover a fiscalização e sensibilidade sobre o perigo que a doença representa para a saúde, nas comunidades. 

Na província de Nampula, a mais populosa do país, com mais de seis milhões de habitantes, conta actualmente com 151 positivos da Covid-19 e até agora já morreram 24 pessoas devido à doença.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction