kids

Director: Júlio Manjate

As mulheres de Nacala-porto, na província de Nampula, estão sensibilizadas para evitar euforias durante a celebração do 7 de Abril, sendo que as festas devem ser realizadas em fórum familiar de forma restrita.

O pronunciamento é da secretária distrital da Organização da Mulher Moçambicana (OMM), de Nacala-porto, Julieta Calavete, salientando que o dia 7 de Abril de 2020 é celebrado num período atípico do ponto de vista de saúde mundial devido ao novo coronavírus.

E Moçambique não é uma ilha. Aliás, recordou que o nosso país está em Estado de Emergência, ao que se exige a observância das medidas de prevenção para evitar a propagação da doença.

Calavete disse que a mulher desempenha um papel importante no processo de prevenção, pois ao longo dos tempos tem demonstrado capacidade de mobilização e educação do tecido humano.

A nossa fonte afirmou que do mesmo jeito que no passado a mulher lutou lado a lado com os homens para combater o colonialismo português para libertar o homem e a terra, hoje essa mesma mulher deve mostrar que as suas capacidades de fazer parte do processo de combate aos males que apoquentam a sociedade.

“O mundo parou por causa da Covid-19. A mulher de Nacala-porto está sensibilizada que deve acatar as medidas de prevenção. Por isso, a obrigação é no sentido que essas regras devem ser observadas, inicialmente, ao nível das nossas casas”, precisou.

Segundo Calavete, uma das formas de demonstrar o nível de sensibilidade para com a doença da Covid-19 é ficar em casa, festejar com a família e evitar as euforias.

Por seu turno, o administrador do distrito de Nacala-porto, Fernando Doda, reiterou que as mulheres precisam observar com rigor as medidas de prevenção do novo coronavírus.

No entanto, há um trabalho conjunto entre os agentes da Polícia da República de Moçambique e os membros da Polícia Municipal e Fiscalização para orientar toda a população para a necessidade de evitar as aglomerações.

E se as acções de sensibilização não surtirem os efeitos desejados, as autoridades vão pautar pelas medidas coercivas, pois as medidas preventivas são de cumprimento obrigatório.

Sérgio Fernando– 07.04.2020

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction