Imprimir
Categoria: Nampula
Visualizações: 638

A INSTALAÇÃO de equipamento laboratorial para a testagem e diagnóstico da doença Covid-19 já se encontra na fase conclusiva, na cidade de Nampula.

A informação foi prestada pelo director-geral adjunto do Instituto Nacional de Saúde (INS), Eduardo Samo Gudo, durante a primeira sessão extraordinária do Centro Operativo de Emergência, que contou com a presença do Primeiro-ministro Carlos Agostinho do Rosário, que visitou a província de Nampula, para avaliar as acções em curso para travar a propagação da Covid-19.

A cidade de Nampula foi declarada, recentemente, como tendo transitado para transmissão comunitária da Covid-19. Por isso, o novo laboratório revela-se de valor inestimável para o combate à pandemia.

“Houve um engajamento muito forte da equipa de laboratório da província e o início da testagem fora de Maputo para a Covid-19, se tudo continuar a correr bem, poderá acontecer no dia 23 (amanhã). O equipamento instalado tem a capacidade para fazer até 200 testes por dia”, informou o especialista em virologia, citado pela AIM.

Samo Gudo acrescentou que serão testadas amostras recebidas da cidade e província de Nampula, e a comunicação pública dos primeiros resultados deverá ocorrer no dia 25 de Junho corrente.

A fonte fez saber que até sexta-feira, todos os profissionais de saúde seleccionados tinham sido testados, no âmbito do inquérito sero-epidemiológico para a cidade de Nampula, que arrancou na passada quarta-feira e abrangerá cerca de oito mil pessoas.